7 de setembro – Independência do Brasil

O que é 0

No dia de 7 De Setembro é comemorada a declaração da Independência do Brasil. Ainda que o processo de emancipação do Brasil tenha sido longo e árduo, comemoramos sua independência no dia 7 De Setembro, pois foi nesse dia que ocorreu o famoso Grito do Ipiranga. A frase “Independência ou Morte” é famosa por indicar que um país está disposto a lutar contra quem o coloniza e, no Brasil, essa frase foi gritada no dia 7 De Setembro.

O processo de emancipação do Brasil se deu no período entre 1808 e 1822. A Família Real Portuguesa deixou Portugal após a invasão do país pelo exército francês em novembro de 1807. Em 1808 a Família Real Portuguesa veio para morar no Brasil e foi registrado o que alguns historiadores chamam de ?inversão metropolitana?, ou seja, o Brasil deixava de ser apenas uma colônia e passava a ser considerado uma metrópole.

A carta do dia 7 de setembro

Mais de 10 anos depois, o evento seguinte que levaria à independência do Brasil seria a Revolução Liberal do Porto. A Revolução Liberal do Porto fez com que D. João VI voltasse a seu país de origem com o objetivo de forçar o retorno do Pacto Colonial. Quando as diversas províncias brasileiras souberam da volta de D. João VI uma intensa comoção tomou conta do país, que já buscava a independência. Com a saída de D. João VI do país, seu filho, D. Pedro de Alcântara, foi deixado no país como príncipe regente.

A situação da emancipação do país permaneceu inerte por cerca de um ano, até que, em 9 de dezembro de 1821, os decretos das Cortes portuguesas que determinavam o fim da Regência e o imediato retorno de D. Pedro de Alcântara a Portugal chegaram ao Rio de Janeiro. Isso causou uma enorme inquietação na população, que temia uma nova colonização. Essa inquietação dividiu o país em dois partidos: um partido liberal e radical que visava a emancipação do país e o partido português que tinha em mente criar uma nova colônia. Depois disso, um intenso movimento que visava persuadir o príncipe regente D. Pedro de Alcântara tomou conta do país.

No dia 7 De Setembro de 1822, decidido a romper os laços entre colônia e colonizador, D. Pedro recebeu uma carta da corte portuguesa que ordenava seu retorno a Portugal. Foi então que, às margens do rio Ipiranga, D. Pedro de Alcântara pronunciou a famosa frase “Independência ou Morte”. Terminava, então, o longo e árduo processo de emancipação do país e, no dia 12 de outubro de 1822, D. Pedro de Alcântara foi proclamado Imperador e passou a se utilizar do título D. Pedro I.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »