A Origem Da Vida – Teorias e Curiosidades

O que é 0

Milhares de explicações acerca dA Origem Da Vida na Terra sempre se digladiaram no decorrer dos séculos, principalmente as explicações de ordem divina e de ordem científica. Não nos cabe aqui tomar nenhum partido, apenas discorrer sobre o que foi discutido até então sobre A Origem Da Vida na Terra.

Até meados do século XVII, a maioria das pessoas acreditavam que uma entidade divina havia criado intencionalmente os seres humanos e os animais mamíferos. Admitia-se também que seres considerados mais simples, como moscas, vermes, etc, podiam ser gerados espontaneamente a partir da matéria sem vida, ou até pela transformação de outros seres vivos.

Os avanços no conhecimento sobre os seres vivos, a partir do século VXIII, puseram em duvida tanto a ideia da criação divina quanto a da geração espontânea, dando passagem para as discussões científicas acerca dA Origem Da Vida na Terra. Dois acontecimentos deram impulso para as teorias científicas e mudaram as concepções da Biologia, foram ele: os experimentos do pesquisador francês Louis Pasteur (1822 – 1895) e a publicação do livro de Charles Darwin “A origem das espécies”, cujo ponto central era a teoria da Seleção Natural que explicava e embasava a teoria evolucionista, ou seja, a evolução das espécies.

Teorias Sobre a Origem da Vida

Durante muito tempo acreditou-se que os seres vivos podiam surgir de outras maneiras que não pela reprodução, o que ficou conhecido como “Teoria da Geração Espontânea” ou “Teoria da Abiogênese” . Essa teoria admitia, por exemplo, que cobras, rãs e crocodilos podiam formar-se espontaneamente da lama de lagos e rios. Essa explicação da Origem Da Vida na Terra era tão difundida e aceita que um médico de Bruxelas e pesquisar, Jan Baptista Van Helmont (1577 – 1644) chegou a elaborar uma “receita” para produzir ratos por geração espontânea. A receita era “coloca-se num canto sossegado e pouco iluminado, camisas sujas. Sobre elas espalham-se grãos de trigo e o resultado será que, em 21 dias surgirão ratos”. Sua crença na geração espontânea era tão grande que ele nem considerava a possibilidades de ratos serem simplesmente atraídos pelas condições criadas de abrigo e alimentação, instalando-se entre as camisas e reproduzindo-se.

No entanto, a teoria da abiogênese caiu por terra a partir de experimentos científicos realizados por cientistas como: Redi, Spallanzani e Pasteur, que forneceram evidências irrefutáveis de que seres vivos surgem apenas pela reprodução de sua própria espécie, teoria que ficou conhecida por “Teoria da Biogênese”.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »