A teoria da Deriva Continental

O que é 0

Você já escutou falar da Deriva Continental? Se nunca ouviu falar esta é a sua grande chance. A Deriva Continental é uma teoria que foi criada por um alemão chamado de Alfred Wegener. Este alemão foi um famoso meteorologista que afirmou que há muitos anos atrás a superfície do planeta Terra era composta por um único continente. Este único continente existia há 200 milhões de anos atrás e foi chamado de Pangeia. Também existia um único Oceano na época que foi chamado de Pantalassa.

A Deriva Continental é o movimento que viria a ocorrer depois da fragmentação desta única massa continental em outras massas, formando assim os continentes que temos hoje em dia. Depois de milhões de anos existindo apenas a Pangeia ocorreu enfim uma fragmentação. Esta fragmentação deu origem a dois megacontinentes. Um chamado de Laurásia e um outro chamado de Godwana.

Entenda mais sobre a Deriva Continental

Depois desta primeira fragmentação ainda ocorreriam algumas outras. E estes continentes que iam se formando iam ao mesmo tempo se adequando com as condições ambiente. Esta é a teoria da Deriva Continental. Ou seja, é uma observação da movimentação destas placas que formam o planeta Terra. A teoria da Deriva Continental mostrou para o mundo que o nosso planeta não é estático e que há a recorrente movimentação dos continentes. Alfred Wegener, ao elaborar a teoria da Deriva Continental, constatou que a costa da África, por exemplo, se encaixava de forma muito curiosa à costa da América do Sul.

Outro vestígio que orientou Alfred Wegener na elaboração da teoria da Deriva Continental foi a descoberta de fosseis de animais da mesma espécie em continentes bem diferentes e afastados, por exemplo. Como estes animais bem pouco provavelmente teriam atravessado o planeta Terra, logo se concluiu que, no passado, estes continentes se encontravam juntos.

Esta foi uma breve explicação a respeito da teoria da Deriva Continental. Não é nada muito difícil de se entender, apesar do nome um tanto quanto complicado e estranho. A Deriva Continental é uma teoria bastante curiosa e legal. Imagine só como era o mundo nesta época, em que existia apenas um continente. Devia ser algo fantástico. O alemão meteorologista Alfred Wegener foi o primeiro a olhar para o mundo sob esta perspectiva. Algo realmente incrível pensar nisso para explicar a existência de fosseis da mesma espécie de animais em continentes diferentes. Ou também para explicar como a África e a América do Sul se encaixam.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »