Ácido – Conceito e tipos

O que é 0

Você sabe o que é um ácido? Então agora é a hora de aprender. Vamos lhe contar um pouco sobre isto. Ácido na verdade é um nome atribuído a diversas coisas. Porém, originalmente, a definição mais popular é do químico Svant August Arrhenius. Este sueco montou no final do século XIX uma definição de ácido que dizia mais ou menos o seguinte: os ácidos são aquelas substâncias que quando em solução aquosa se ionizam. Com isto, eles acabam liberando iões H+. Entendeu?

Bronsted descreveu, isto já alguns anos mais tarde, algo mais geral para os ácidos. De acordo com ele o ácido é aquilo que se caracteriza por sempre estar doando protões. Para sabermos exatamente o que é um ácido, podemos levar em conta algumas características. Veja só. Podemos considerar que ácidos são aquelas substâncias que possuem um sabor um tanto quanto azedo. O vinagre, por exemplo, tem um sabor azedo por causa do ácido acético que está em sua composição. O limão também possui um sabor azedo devido a existência de ácido cítrico em sua composição. Outra característica marcante dos ácidos e que eles costumam causar uma mudança na cor dos vegetais. Os ácidos também são substâncias que reagem com alguns metais e acabam produzindo hidrogênio gasoso. Alguns destes metais são, por exemplo, o zinco e o cobre.

Ácidos presentes em nosso dia-a-dia

Podemos ainda destacar que os ácidos são substâncias que quando estão em solução aquosa são ótimos condutores de eletricidade. O ácido é também uma substância que reage com bicarbonatos e com carbonatos. Com isto acaba se produzindo dióxido de carbono gasoso. Existem diversos ácidos que estão presentes no nosso dia a dia e muitas vezes nem mesmo sabemos. Quer saber quais são alguns destes ácidos? Vamos lá.

O ácido fosfórico, por exemplo, é um ácido que é utilizado em diversos refrigerantes e em fertilizantes na agricultura. O ácido carbônico é aquele que é utilizado nas águas gaseificadas. O ácido cianídrico está presente em plásticos, acrílicos e também em corantes. O ácido fluorídrico é utilizado para fazer gravações em cristais ou em vidros, pois, possui a característica de corroer vidros.

Estes são alguns dos ácidos que estão presentes no nosso dia a dia. Existe até mesmo um ácido que anda pra lá e pra cá com a gente. É o ácido que fica no nosso estômago e que garante as condições ideais para que ocorra a digestão. Este é o ácido clorídrico.

Leia Também:

Deixe um Comentário »