Ácidos, bases, sais e óxidos – Definição e importância

O que é 0

Ao longo desse artigo iremos falar sobre ácidos, bases, sais e óxidos, dessa forma você poderá ficar por dentro do funcionamento desses diferentes grupos de produtos químicos de forma clara e objetiva. A diferenciação entre ácidos, bases, sais e óxidos foi realizada para melhor compreender o funcionamento e as propriedades dos mesmos, dessa forma, iremos explicar para você cada um de forma clara e concisa para que você consiga fixar os conteúdos de forma simples, confira.

Definição de ácidos, bases, sais e óxidos

- Os Ácidos: ácidos são os compostos químicos conhecidos como covalentes, que reagindo com água sofre ionização e formam soluções com a presença de íons H+. Ou seja, ácidos são compostos que quando misturados à água, soltam íons de hidrogênio na mesma, diminuindo portanto o pH dessa solução. Os ácidos mais conhecidos são os seguintes: Ácido Sulfúrico (H2SO4), que é um ácido extremamente forte; Ácido Clorídrico (HCL), que é o mesmo que é produzido pelo nosso estômago para a digestão de alimento; entre outros exemplos.

- As Bases: bases são os compostos capazes de dissociais na água, liberando íons de OH-, ou seja, quando diluída em água, uma Base solta hidróxidos na solução, aumentando portanto o pH da mesma. Conhecemos como Bases Principais as seguintes substâncias: Hidróxido de Magnésio (MgOH2) e também o Hidróxido de Sódio (NaOH).

- Os Sais: são os compostos que dissociam-se na água, liberando íons H3O+ e pelo menos um ânion de OH-. Sais podem ser produzidos através da junção de uma substância ácida com uma base, surgindo o sal com as características dos elementos encontrados em ambos os reagentes. Os principais Sais são: Cloreto de Sódio (NaCl), que é o Sal de Cozinha; Fluoreto de Sódio (NaF); entre outros exemplos.

- Os Óxidos: óxidos são compostos químicos binários, ou seja, são formados por apenas dois elementos químicos, sendo o Oxigênio o elemento eletronegativo. Vamos dar alguns exemplos de óxidos par que você consiga compreender do que estamos falando: CO2, SO2 e SO3, entre outros exemplos.

Importância dos ácidos, bases, sais e óxidos

A compreensão dos ácidos, bases, sais e óxidos é fundamental dentro da química inorgânica. É muito simples fixar o funcionamento de cada tipo de substância, no entanto, é necessário realizar uma leitura atenta dos conteúdos; devemos lembrar que para fixar de forma clara e objetiva os conteúdos é mais do que necessário realizar uma série de exercícios para que seu cérebro assimile todo o conteúdo de forma prática.

Termos de Busca:



Deixe um Comentário »