Acompanhamento Processual

O que é 0

Você já acompanhou algum processo seja ele oriundo do Poder Executivo, Legislativo ou Judiciário? Então você sabe o quão morosa é a ação de seguir um Acompanhamento Processual e andamento do mesmo segundo à justiça brasileira. A rotina do advogados, em meio a muitos outro processos, por vezes, ainda mais difíceis e burocráticos, é retirar um extrato da situação processual do seu cliente no Diário da Justiça (é o meio eletrônico oficial de comunicação dos processos em tramitação na justiça brasileira) ou ir até o site do Tribunal de Justiça e acompanhar a movimentação/trâmite processual através de buscas num processo manual e cansativo. Isso, além de onerar em tempo o advogado, também pode gerar muita dor de cabeça caso os prazos sejam esquecidos ou o sistema esteja indisponível no momento das consultas, seja por alta demanda de usuários ou por qualquer falha relacionada à incidentes de todos o gêneros.

Um exemplo prático e recente do quão moroso pode ser o acompanhamento de processos é o problema encontrado pelos advogados que precisavam deslocar-se para até o Centro de suas cidades para protocolar suas petições. A alternativa foi a instalação de Postos de Protocolos Conveniados ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Subseções de uma Secional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); a ação tornou-se um incentivo à diminuição no número de processos em trâmite e aos problemas relativos à logística e revezes como indisponibilidade de tempo, local etc.

Sistema Push para acompanhamento processual

Dentre as várias tentativas, a opção que vem se mostrando mais eficiente para o acompanhamento de processos é a iniciativa de criação do Sistema Push. O sistema permite aos tribunais enviarem a situação dos processos de maneira automática para o e-mail dos advogados que estão cuidando do caso em específico. As informações estão sempre atualizadas e podem ficar armazenadas por meio eletrônico, disponíveis para consulta a qualquer momento. O Sistema traz uma facilidade enorme aos advogados e à justiça brasileira que carece de processos ágeis e automatizados com poucas fases de duração.

Hoje, cada tribunal adota a sua versão do sistema para de Acompanhamento Processual, alguns ainda não dispõem de tal opção, mas em sua grande maioria disponibilizam tal recurso por intermédio de seus websites. Para utilizar o sistema é simples é fácil, basta o usuário preencher os dados perdidos relativos ao processo e ou advogado, como e-mail, etc. e aguarda uma resposta de confirmação do sistema. A partir dali, todos os processos serão enviados a você através do e-mail cadastrado no sistema PUSH. A cada nova atualização de qualquer processo relativo ao e-mail em questão, o sistema fará uma busca alertando o advogado sobre o Acompanhamento Processual.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »