Alimentos ricos em ferro – Importância e receitas

O que é 0

Os alimentos ricos em ferro são extremamente importantes para nossa saúde e devem fazer parte da nossa dieta no dia-a-dia. Para explicar melhor o assunto, começaremos abordando a importância do ferro, as fases da vida que mais exigem a presença desse elemento, o que acontece quando há deficiência de ferro em nosso organismo e, por fim, daremos algumas dicas de receitas com alimentos ricos em ferro.

A importância dos alimentos ricos em ferro

Vamos explicar agora, didaticamente, porque a presença de ferro é tão essencial ao nosso corpo. Este elemento é o responsável por “carregar” o nosso oxigênio para todo o organismo. Além disso, ele também recebe o O2 nas células. Isso significa o ser humano necessita de ferro para que seu organismo seja abastecido sempre com oxigênio e energia.

Agora, precisamos abordar sobre as fases da vida que mais exigem a presença de ferro. Primeiramente, falaremos das gestantes: é imprescindível o consumo de alimentos ricos em ferro para que o bebê – que está em formação – seja suprido e, com isso, bastante saudável. Em seguida, temos as crianças que estão em fase de crescimento, o que exige bastante energia do organismo. Por último, damos atenção às mulheres, que perdem grande quantidade de ferro durante o período da menstruação.

Apesar de algumas fases da vida exigirem ferro em maior quantidade, vamos relembrar que todos nós precisamos. A falta desse elemento é conhecida por ser a principal causa da anemia, pois o tamanho dos glóbulos vermelhos diminui e, por conseqüência, o organismo sofre com a falta do oxigênio.

Inicialmente, a anemia não traz nenhum sintoma. Quando a doença já está em uma fase mais avançada, podemos perceber bastante fraqueza, excesso de sono, falta de apetite, dificuldade de aprendizagem, desânimo, palidez, unhas e cabelos fracos e baixa imunidade.

Para evitar a falta do ferro no organismo, vamos abordar agora sobre os alimentos ricos em ferro e algumas receitas que contêm ferro e ainda são saborosas! No dia-a-dia, aproveite para comer lentilha, feijão, peixes, ervilha seca, gema de ovo, carne de gado, e miúdos. Vale lembrar que alguns alimentos – como beterraba, clara de ovo, café, cereais integrais, refrigerantes de cola, chá preto, etc. – atrapalham a absorção do ferro. Por isso, não os consuma junto a um alimento rico em ferro.

Receitas com Alimentos Ricos Em Ferro

1. Bolo de cenoura com calda de chocolate e melado

A receita leva 3 xícaras de farinha de trigo, 2 xícaras de açúcar mascavo, 2 xícaras de melado, 1 ½ de óleo, 4 ovos, 2 cenouras, 1 colher de sopa de fermento e 4 colheres de achocolatado. Bata no liquidificador os ovos, as cenouras, o óleo e o açúcar mascavo. Em seguida, despeje sobre a farinha de trigo e misture bem. Para fazer a calda, aqueça o melado enquanto vai acrescentando o achocolatado.

2. Iscas de fígado à milanesa

Para essa receita, você precisará de 500 gr. de fígado bovino, 2 ovos, ½ xícara de farinha de trigo, óleo para fritar e sal a gosto. Para fazer, corte a carne em tiras, tempere a gosto, passe no ovo batido e na farinha e frite.

3. Milkshake de banana

Separe 1 litro de leite, 2 bananas, 4 colheres de sopa de açúcar mascavo e 4 colheres de sopa de aveia. Gele o leite até ficar quase congelado e depois bata com as bananas, com a aveia e com o açúcar mascavo. No final, se preferir, enfeite o copo com melado.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »