Análise morfológica – Conceito, explicação e exemplo

O que é 0

Provavelmente você já escutou alguém falar em análise morfológica. É muito comum os professores de gramática pedirem aos alunos para fazer a análise morfológica de alguma frase. Você sabe o que isto significa? Apesar do nome parecer um pouco complicado e assustador, não precisa se preocupar. A análise morfológica é um conceito bem simples de entender. Então se você quiser aprender como realizar esta análise leia o texto abaixo e tudo ficará bem mais claro para você. Vamos lá?

O estudo da gramática da língua portuguesa é dividido em algumas partes. Temos uma área da gramática que se preocupa em estudar a morfologia e temos uma área da gramática que se preocupa em estudar a sintaxe. A morfologia é uma área que se preocupa em estudar as diversas palavras em nossa língua sempre levando em conta a classe gramatical a qual cada palavra pertence. As classes gramaticais são, por exemplo, os adjetivos, os verbos, os pronomes, os numerais, os adjuntos, as preposições, os artigos, entre outras. Portanto, ao realizarmos uma análise morfológica estamos nos preocupando em enquadrar as palavras dentro das classes gramaticais.

Como fazer a análise morfológica

Além da morfologia e da análise morfológica, também existe a sintaxe e a análise sintática. Esta área da gramática é a área que estuda as funções que as palavras estão tendo dentro de cada frase. Por exemplo, se a palavra é um aposto, um objeto direto, um objeto indireto, um complemento nominal, um sujeito, entre outras funções. Portanto, esta é a diferença entre a análise morfológica e análise sintática, uma classifica e a outra dá as funções. Vamos a alguns exemplos para facilitar a sua compreensão.

Exemplo: O dia está bonito. Vamos fazer a análise morfológica desta pequena frase? Assim, fica mais fácil de entender. Nesta frase temos o “O” que é da classe gramatical artigo. Temos também a palavra “dia”, que é da classe gramatical substantivo. Além disto, também temos a palavra “está” que se enquadra na classe gramatical verbo, o verbo estar, e temos também a palavra “bonito” que se enquadra na classe gramatical adjetivo.

Pronto. Viu só como é fácil fazer a análise morfológica? Não é nada complicado. Basta você saber direito quais são as classes gramaticais e quais são as suas características. Agora experimente realizar alguns exercícios para colocar em prática o que foi explicado aqui. Desta forma vai ficar claro para você se deu realmente para entender ou não. Aposto que você vai tirar de letra!

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »