Anemia – Causas, Sintomas e Tratamento

O que é 0

Anemia é a condição em que o número de células vermelhas do sangue, as chamadas hemácias ou eritrócitos, diminui, refletindo em uma queda na quantidade de hemoglobina produzida. A hemoglobina é uma molécula com ferro que está presente dentro das células vermelhas e é responsável pelo transporte de gases através do sangue, levando o oxigênio dos pulmões aos tecidos do corpo e o gás carbônico dos tecidos aos pulmões.

A Anemia é diagnosticada pela porcentagem de células vermelhas no sangue, o que é chamado de hematócrito, ou pela dosagem de hemoglobina, sendo esta a mais precisa para este diagnóstico. Em pessoas normais, o hematócrito deve apresentar de 41% a 54% de células vermelhas no sangue para os homens e de 35% a 47% para as mulheres. A quantidade de hemoglobina deve estar entre 13 e 17 g/dL nos homens e entre 12 e 16 g/dL nas mulheres.

A Anemia pode ser causada basicamente pela baixa produção de células vermelhas na medula óssea, pela alta destruição destas células pelo corpo ou pela perda destas células e de ferro através de hemorragias e sangramentos.

Tipos de Anemia

Existem dois tipos de Anemia, a crônica e a aguda. Na Anemia crônica, há diminuição de hemácias e hemoglobina, sem perda do volume sanguíneo. Em casos de sangramentos, porém, ocorre a Anemia aguda, em que há a perda súbita de sangue, o que diminui a pressão sanguínea. É importante ressaltar que a Anemia é um sintoma de inúmeras doenças e caso ela seja diagnosticada é necessário, além de tratá-la, investigar o que a está causando. Os exemplos de doenças que causam Anemia são:

- Câncer, dentre eles a leucemia;

- Insuficiência renal;

- Doenças do trato gastrointestinal;

- Hipotireoidismo;

- Doenças do fígado;

- Infecções;

- Lúpus;

- Síndrome hemolítica urêmica;

- Aids;

- Doenças genéticas, como a Anemia falciforme, a talassemia e a esferocitose.

Sintomas e Tratamento da Anemia

Como a Anemia é caracterizada pela diminuição da quantidade de hemoglobina, levando a um menor transporte de oxigênio para os nossos tecidos, os principais sintomas são o cansaço e a fraqueza. Outros sintomas da Anemia são a palidez da pele e de mucosas, como a conjuntiva do olho, a falta de ar, a palpitação, a dor no peito, a sonolência, as tonturas e a hipotensão. Nos casos de Anemia crônica, é possível notar apenas o cansaço e a palidez. Quando a Anemia é aguda, graças à diminuição da pressão sanguinea, além destes sintomas todos os outros podem ser notados.

O tratamento da Anemia é variado, pois depende do fator ou doença que a está causando. Em geral, o tratamento da Anemia é realizado através do uso do ferro medicamentoso. No entanto, não basta apenas tratar a Anemia, é preciso identificar qual é a sua causa.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »