Ânsia De Vômito

O que é 0

A ânsia de vômito (emese), também conhecida como náusea, consiste na desagradável sensação de vontade de vomitar. Esse sintoma, geralmente, ocorre na parte superior do abdômen, variando de intensidade e podendo (ou não) acabar em vômito. A emese é caracterizada pela expulsão forçada de todo o conteúdo do estômago, acarretando na eliminação de alimentos muitas vezes não digeridos e de secreções produzidas pelo nosso organismo.

Ao contrário do que muitos pensam, vômito e regurgitação são coisas distintas. A regurgitação consiste em um retorno (não forçado) do conteúdo presente no esôfago, na porção inicial do intestino ou no estômago, sem nenhuma contração dos músculos abdominais ou torácicos. Isso ocorre frequentemente em recém-nascidos e em adultos que apresentam freqüentes casos de aparente azia mas que, na verdade, são chamados de refluxo gastroesofágico.

Causas mais comuns da ânsia de vômito

As causas mais comuns da ânsia de vômito são as alterações que ocorrem diretamente no intestino ou no estômago ou em outros órgãos específicos, como o balançar de um barco, o infarto do miocárdio, as doenças de ouvido, as enxaquecas, a insuficiência renal, a ingestão de diversos medicamentos, as doenças cerebrais e, claramente, a gravidez, famosa por seus enjôos matutinos. Apesar da enorme lista de possíveis causas de náusea e ânsia de vômito, as mais freqüentes são as enfermidades que acarretam em infecções gastrointestinais.

Entre os remédios mais conhecidos por causar a ânsia de vômito, geralmente acarretando no vômito propriamente dito, estão os utilizados para o tratamento de câncer: a quimioterapia. Esse sintoma ocorre graças a um estímulo direto no cérebro, bem na área que coordena a sensação de náusea, capaz de estimular ou inibir a emese. Pacientes que apresentam diabetes há muitos anos podem encarar muitos episódios de náusea e ânsia de vômito, devido à dificuldade que o estômago passa a ter de movimentar o que foi consumido até o intestino.

Os sintomas que acompanham a ânsia de vômito , que também é um sintoma , são infecções gastrointestinais, dor, diarréia e distenção abdominal. Os episódios de náusea, geralmente, melhoram em questão de horas ou, no máximo, dias. Durante a presença do quadro, é essencial que o paciente se mantenha hidratado. Não há necessidade de se forçar a comer durante a sensação de ânsia de vômito e todo o esforço deve ser focado na ingestão de líquidos saudáveis como sopa, suco, água e água de côco.

Nos casos onde a ânsia de vômito não passa em poucos dias, é necessário consultar um profissional, pois outros sintomas e complicações importantes podem estar em andamento. Dessa forma, consulta um médico para que ele, com base em seu depoimento, possa definir quais exames pedir, prescrever medicamentos ou até mesmo optar pela internação hospitalar, dependendo do nível do problema.

Termos de Busca:



Deixe um Comentário »