Apartheid – Causas e Consequências

O que é 0

O racismo sempre marcou a história do ser humano, infelizmente; ao longo dela, pudemos observar diversos acontecimentos que só comprovaram a crueldade a que se pode chegar a raça humana. Um dos eventos históricos mais marcantes em relação ao Racismo com certeza aconteceu na África do Sul, falaremos hoje sobre o Apartheid, um regime imposto na África do Sul por uma minoria branca que acabou por suprimir durante muitos anos os direitos dos negros naquele país.

O Apartheid foi um regime de Segregação Racial implantado na África do Sul por uma minoria branca que fazia parte da elite, entrou em aplicação no ano de 1948. Apesar do regime de segregação racial acontecer na África do Sul desde os tempos de colônia, esse regime foi instituído oficialmente em 1948. No princípio do Apartheid a população era dividida entre “negros”, “brancos”, “indianos” e “de cor”; cada uma dessas parcelas da população foi obrigada a se fechar em uma determinada área residencial, criando uma verdadeira Segregação Racial.

Protesto Contra o Apartheid

Algumas décadas depois, o governo acabou com a cidadania da população negra; além disso, os serviços públicos básicos já estavam segregados. A educação e a saúde era melhor para a população branca do que para os negros; isso gerou enorme revolta em toda a população negra da África do Sul e teve suas repercussões fora do país. Durante anos a África do Sul recebeu embargos comerciais de diversos países como forma de protesto contra o Apartheid.

Ao longo desses anos de Apartheid a população negra buscou sempre demonstrar a sua revolta, a oposição ao Apartheid foi cada vez mais crescente nas parcelas da população que sofriam com a segregação racial. Muitas mortes foram ocasionadas por esse regime de segregação racial, até chegar num ponto em que os revoltosos forçaram o governo a realizar eleições multirraciais de forma direta.

Isso ocorreu no ano de 1994 e o líder Nelson Mandela foi o presidente eleito democraticamente. A partir de então, Mandela governou com tentativas de sanar as marcas deixadas por esse regime de segregação racial, no entanto, profundas marcas ainda resistem na África do Sul. Anos e anos de segregação fizeram com que a população negra ficasse realmente marcada por toda a violência que aconteceu; além disso, os prejuízos em termos de desigualdade sócio-econômicas que ocorreram na África do Sul são sentidos por toda a população até os dias de hoje. O Apartheid foi um exemplo do ponto em que o racismo pode chegar, acabando com a liberdade individual de milhões de pessoas por causa da sua cor, uma verdadeira barbárie.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »