Apendicite – Causas, Sintomas e Tratamento

O que é 0

A Apendicite ocorre quando há uma inflamação no apêndice. O ceco é uma região do corpo humano em que ocorre a comunicação do intestino delgado com o intestino grosso. O apêndice é um prolongamento desta região e mede aproximadamente 10 cm de comprimento. Possui um fundo cego e sua parede contém tecido linfático, participando assim da produção de anticorpos. O apêndice também ajuda na nossa digestão, pois, serve de reservatório para algumas bactérias intestinais.

Alguns casos de Apendicite podem se resolver sem tratamento, entretanto, outros merecem devida atenção e, inclusive, a remoção do apêndice machucado. A remoção é indicada por um médico e é realizada através de laparoscopia ou laparotomia. Caso o apêndice inflamado não for tratado da maneira correta ele pode romper-se causando a morte do indivíduo doente.

Você pode começar a suspeitar de que talvez esteja com Apendicite se passar a sentir muita dor na barriga, mais ou menos na parte de baixo da barriga e à direita. Muitas vezes também a Apendicite pode acabar deixando a pessoa sem fome e ela pode vir a emagrecer bastante. Outros fatores que levantam a suspeita para um possível problema de Apendicite são náuseas, vômitos, diarréia e febre.

O Que Leva à Apendicite

Normalmente a Apendicite acontece devido a material fecal acumulado na região do apêndice. Este material fecal é favorável à proliferação de bactérias, o que acaba causando uma infecção bacteriana no apêndice. Se esta situação não for tratada com cuidado a situação pode piorar muito, o apêndice pode gangrenar e fica mais vulnerável a rompimentos. Caso o apêndice rompa a pessoa corre sério perigo de morte.

Se a Apendicite receber o acompanhamento médico devido é muito improvável que traga maiores problemas ao indivíduo. A grande maioria dos pacientes que tiveram Apendicite se recuperam em até 28 dias, dependendo muito é claro, da idade do paciente e da gravidade da Apendicite.

O tratamento da Apendicite é basicamente a remoção do apêndice através de um processo cirúrgico intitulado de apendicectomia. A cirurgia de remoção é indicada para aqueles com o início de uma Apendicite. Em alguns pacientes, devido a demora para procurar um médico, a inflamação da Apendicite pode ter se espalhado para outras regiões e medidas de emergência deverão ser tomadas. Normalmente também é receitado pelo médico alguns antibióticos para serem administrados na veia do indivíduo com Apendicite. Estes antibióticos ajudarão a curar a inflamação na região matando as bactérias que podem ter restado da Apendicite.

Leia Também:

Deixe um Comentário »