Ardência Ao Urinar

O que é 0

A ardência ao urinar, geralmente, significa que o paciente está com alguma infecção no trato urinário. Esse problema é bastante conhecido por ser uma das causas mais conhecidas da prática médica. A infecção urinária (IU) é caracterizada pelo aparecimento de alguns microorganismos em alguma porção do nosso trato urinário, mudando de nome de acordo com o local acometido: na bexiga, chama-se cistite; na próstata, prostatite; no rim, pielonefrite; e na uretra, uretrite.

Na maioria dos casos, a infecção urinária é causada por bactérias, mas também pode ser caracterizada pela presença de fungos, vírus e/ou outros microorganismos. Geralmente, a infecção acomete o paciente devido à invasão bacteriana através da flora intestinal. A Escherichia coli é a principal bactéria causadora da infecção urinária, sendo responsável por 90% dos casos, aproximadamente. Entretanto, existem alguns casos onde o paciente apresenta os mesmos sintomas da IU ardência ao urinar, dor, etc. mas durante os exames clínicos, não é encontrada nenhuma bactéria.

Os microorganismos causadores da Infecção Urinária tem acesso ao trato urinário através da uretra, encaminhando-se para a próstata, para a bexiga ou até mesmo para o rim. Raramente, as bactérias, vírus ou fungos penetram através do sangue ? somente em casos de infecção generalizada ou baixa imunidade. Como na maioria das enfermidades, a ação e a intensidade da IU variam de acordo com as defesas de cada paciente.

Fatores que podem causar ardência ao urinar

A contaminação do nosso trato urinário visto que a urina é estéril pode ocorrer graças a alguns fatores:

1. Doenças sexualmente transmissíveis (DST);

2. Infecções ginecológicas;

3. Doenças neurológicas como bexiga neurogênica e traumatismos na coluna;

4. Presença de corpos estranhos (cálculo renal, introdução de sondas, etc.);

5. Fístulas genito-urinárias;

6. Obstrução urinária (deficiências congênitas, aumento da próstata, entre outras causas de obstrução).

Vale a pena frisar que a necessidade de urinar é fisiológica e inerente aos animais. Graças a isso, esse processo é essencial, inevitável e o mais importante: indolor. Se você sente dificuldade para urinar, mau cheiro da urina, urina com muita freqüência e em pouca quantidade, urgência para urinar, percebe a presença de muco, sente dor ou ardência ao urinar, procure um médico. Nenhum desses sintomas devem passar despercebidos, pois são essenciais para o diagnóstico e para a realização de um bom tratamento.

O diagnóstico é realizado através do depoimento do paciente e do resultado do exame de urina, que pode ser realizado através do coletor urinário, as sondagem ou da punção da bexiga. Vale lembrar que a urina é estéril e que nenhum tipo de microorganismo deve estar presente. Geralmente, as infecções urinárias ? comumente percebidas através da incômoda ardência ao urinar  são autolimitadas. Entretanto, o tratamento com medicamentos pode auxiliar na rápida eliminação do microorganismo causador e no alívio dos sintomas. Consulte seu médico.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »