Arte na Pré-História – Fases e finalidades

O que é 0

Você sabia que já existia arte na Pré-História? A Pré-História é um dos períodos mais incríveis que já existiu até agora. Este é um período que não foi registrado por nenhum tipo de documento escrito, pois, não havia ainda uma linguagem escrita. O que sabemos deste período conhecido como pré-história vem do estudo de antropólogos, de alguns historiadores e também da ciência arqueológica, que desvenda muitos mistérios.

A arte na Pré-História é considerada toda e qualquer manifestação que tenha se desenvolvido antes que as primeiras civilizações surgissem. Portanto, antes de qualquer tipo de escrita. Entretanto, quando tomamos isto como base, ficamos com uma variedade enorme de povos e de lugares para levar em conta. Apesar desta variedade, estes povos e estes lugares tinham alguns aspectos em comum.

Características marcantes da arte na Pré-História

A arte na Pré-História era, por exemplo, pragmática, ou seja, possuía uma utilidade no dia a dia ou era mágico-religiosa. Desenhavam-se situações em que as pessoas eram vistas caçando, havia as ferramentas e também as armas, por exemplo. Entretanto, as pessoas que eram desenhadas caçando não eram as pessoas que viviam nos grupos, este desenho possui um aspecto mágico e apenas servia para preparar o grupo em questão para a tal tarefa, que, acabaria por lhes garantir a sobrevivência.

Algumas das mais antigas amostras de arte na Pré-História foram descobertas na Europa. Na Espanha, no sul da França e também no sul da Itália, por exemplo, foram encontradas obras em cavernas que datam de um período por volta de 25 mil anos antes de Cristo. É muito tempo, não é mesmo? A maior parte da arte pré-histórica é encontrada no interior de cavernas. Elas eram desenhadas nas paredes e retratavam cenas com animais, cenas de caça, homens e também mulheres. Na fase inicial se utilizava muito o preto e o vermelho. Esta é uma fase considerada naturalista.

A arte na Pré-História teve ainda uma fase diferente no período neolítico. Neste momento a pintura já era utilizada como decoração e procurava retratar cenas do cotidiano destas pessoas. A qualidade dos desenhos é um pouco maior, entretanto, ainda é muito abstrato. Neste período já se utilizava alguns instrumentos para realizar a pintura ou o desenho, não se utilizava mais somente as mãos. Foi por volta de 2 mil antes de Cristo que as pinturas começaram a se parecer bastante com formas de escrita. Aí começaria um outro período da história.

Leia Também:

Deixe um Comentário »