Biografia – Conceito e Obras Famosas

O que é 0

Biografia é um gênero literário onde o autor conta a história sobre a vida de outras pessoas ou de um grupo de pessoas. Atualmente, as Biografias são vendidas enquanto seus protagonistas ainda estão vivos, mas no passado era muito mais comum que a obra fosse vendida após o falecimento do personagem.

Algumas Biografias são escritas do ponto de vista crítico e também do ponto de vista historiográfico, visando ressaltar o legado de seus personagens principais. Quando o autor do texto é também o próprio personagem, a obra ganha o título de autoBiografia.

Os primeiros grandes autores de Biografias que a civilização ocidental teve foram Tácito (orador, historiador e político romano) e Plutarco (filósofo grego). Porém, antes, Platão e Xenofonte escreveram sobre a vida de Sócrates, mas não do ponto historiográfico ou crítico, e sim, do ponto de vista filosófico. Xenofonte ainda publica histórias sobre alguns episódios que aconteceram em sua própria vida.

Em Roma, destaca-se Públio Terêncio Varrão, um poeta latino que escreveu, aproximadamente, 700 Biografias de poetas diferentes, entre eles, gregos e romanos. Porém, foi Tácito, em 98 d.C que escreveu o que seria considerada a primeira Biografia oficial, levando o nome de Agrícola, em homenagem as virtudes de seu sogro.

Biografias Famosas

No renascimento, período onde os interesses dos seres humanos eram voltados para os próprios humanos, ou seja, onde o antropocentrismo era uma filosofia praticada e preferida por muitos, combatendo os exageros religiosos da Idade Média, as Biografias foram mais exaltadas e ganharam mais destaque, exatamente pelo fato de lidar com histórias reais, de seres humanos com personalidades e características próprias e não de histórias fictícias sobre Deus. Assim, o número de Biografias escritas, com ajuda da invenção da imprensa (meios de comunicação no geral), aumenta espantosamente. Na Itália, durante esse período, Vicenzo Viviani escreve a Biografia de Galileu Galilei.

No Brasil, as Biografias ficaram famosas nas mãos de Joaquim Nabuco, Lúcia Miguel Pereira (que escreveu sobre a vida do grande escritor Machado de Assis), Raimundo Magalhães (que também escreveu sobre Machado de Assis) e Viana Moog (escreveu sobre Eça de Queirós).

As Biografias mais famosas escritas até hoje são sobre Adolf Hitler (líder alemão nazista), Albert Einstein (cientista), Madonna (cantora), Madre Tereza de Calcutá (missionária católica), Princesa Diana, Leonardo da Vinci (pintor), Tiradentes (dentista, tropeiro, minerador), Tarsila do Amaral (artista e pintora), Che Guevara (revolucionário), Joana D?Arc (mártir francesa), Monteiro Lobato (escritor e romancista), René Descartes (filósofo) e os Beatles (banda britânica).

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »