Biomas Brasileiros – Tipos e Características

O que é 0

Hoje em dia muito se fala a respeito da necessidade de preservação de nossos diferentes biomas, Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, são várias as diferenciações de área que temos no Brasil, que sempre levam em conta características como o Clima, Vegetação e também o Relevo. Nesse artigo falaremos um pouco a respeito dos diversos Biomas Brasileiros para você ficar por dentro de todas as características dos Domínios Morfoclimáticos de nosso país.

Para entender os Biomas Brasileiros, é necessário levar em conta que características como Clima e Vegetação estão completamente interligados. O clima interfere diretamente nas formas de vida, pois ele indica a quantidade de chuva, a variação da temperatura e muitas outras características que são determinantes na diferenciação entre um Bioma e outo.

Vamos falar a respeito dos principais Biomas Brasileiros, um a um, para você entender melhor os diferentes tipos que existem dentro de nosso país:

Características dos Biomas Brasileiros

  • Cerrado: o Cerrado é um bioma brasileiro com característica parecida com as Savanas africanas. Encontramos um clima mais seco, com vegetação que chega até dois metros de altura e possui uma característica fundamental, com árvores retorcidas e cactáceas.
  • Amazônia: no bioma da Amazônia encontramos uma vegetação bem alta, com intensa cobertura vegetal. Ali encontramos também uma alta quantidade de chuva, o que proporciona o crescimento dessa vegetação tão intensa; a fauna nesse bioma também é muito rica, pois a diversidade de plantas e árvores faz com que haja uma maior disponibilidade de alimento.
  • Caatinga: esse bioma é caracterizado por uma escassez de água, por isso, as árvores são retorcidas e adaptadas a essas condições. Ali encontramos muitas palmas e cactáceas, características do clima seco.
  • Mata Atlântica: bioma encontrado nas regiões costeiras, é caracterizado por uma grande biodiversidade de fauna e flora, com árvores altas que possuem uma cobertura vegetal (dossel) bem relevante.
  • Mata dos Cocais: bioma presente em climas mais secos, apresenta características da Floresta Amazônica, Cerrado e Caatinga, é uma espécie de área de transição. Encontramos ali carnaúba, babaçu e buriti.
  • Pantanal: bioma caracterizado pelo alagamento constante ao longo dos períodos de chuva, encontramos muitas palmeiras e arbustos. Encontramos frequentemente árvores de floresta tropical.
  • Mata dos Pinhais: bioma caracterizado pelas araucárias, árvores adaptadas a condições mais frias. Encontramos muitos pinheiros também, com uma característica de clima subtropical.
  • Campos: encontramos esse bioma brasileiro na região sul, ele é caracterizado pela forte presença de gramíneas e espécies herbáceas. O relevo do local é muito plano, ótimo para a pecuária da região.

Termos de Busca:



Deixe um Comentário »