Biomassa – Conceitos e Energia

O que é 0

Biomassa é um conceito que pode ser utilizado para caracterizar diferentes coisas, dependendo do ponto de vista.

Em termos mais genéricos, Biomassa designa qualquer massa de matéria viva. Outra definição de Biomassa, baseando-se no ponto de vista ecológico, é o conjunto dos organismos vivos presentes em um ecossistema. Por fim, Biomassa, do ponto de vista de geração de energia, também caracteriza o conjunto de matéria orgânica, vegetal ou animal, que é utilizada como fonte de energia, como no caso dos combustíveis.

Biomassa como fonte de energia

A definição mais importante de Biomassa para a vida dos seres humanos é a relacionada à geração de energia. O início da utilização pelo homem de Biomassa para gerar energia se deu com a descoberta do fogo. Com isso, o homem transformava lenha em calor, que nada mais é do que um tipo de energia, que passou a ser utilizado para cozinhar os alimentos.

A lenha foi muito utilizada durante a história do homem para a obtenção de energia. Esta utilização foi ainda intensificada durante a Revolução Industrial. Até hoje esta fonte de energia é empregada em lareiras e fornos à lenha.

No entanto, atualmente são diversas as fontes de Biomassa utilizadas para a geração de energia. Dentre elas, pode-se destacar a cana-de-açúcar e outros produtos ou resíduos agrícolas, os resíduos florestais e pecuários, os excrementos de animais e o lixo urbano ou industrial.

A energia é obtida da Biomassa através da combustão, o que libera dióxido de carbono (CO2) para atmosfera, o qual é um gás importante para o efeito estufa no planeta Terra. Este dióxido de carbono presente na atmosfera é devolvido à Biomassa através da fotossíntese realizada pelas plantas.

Exploração da Biomassa no Brasil

Dessa forma, se a utilização da Biomassa para a geração de energia ocorrer de forma equilibrada, não há impacto ambiental e aumento do efeito estufa, uma vez que o dióxido de carbono utilizado na combustão da Biomassa é recuperado pela fotossíntese das plantas. A maior exploração de Biomassa no Brasil para a geração de energia acontece através do cultivo de cana-de-açúcar para a obtenção de etanol, um dos principais combustíveis empregados no funcionamento de automóveis.

No nosso país também a agricultura e a pecuária são os maiores causadores do aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera o que promove o efeito estufa, fenômeno diretamente relacionado ao aquecimento global. Isso ocorre por vários motivos, dentre eles a destruição de grandes áreas de cobertura vegetal para a prática destas atividades.

O cultivo de cana-de-açúcar para a produção de etanol causa um duplo impacto ambiental, uma vez que é uma atividade agrícola, responsável pela degradação de grandes áreas de vegetação nativa, além de ser empregado como combustível, o que também contribui para o aumento de dióxido de carbono na atmosfera.

O grande desafio do homem, portanto, é encontrar alternativas cada vez mais limpas para a produção de energia necessária as suas atividades.

Leia Também:

Deixe um Comentário »