Cadeia Alimentar – Como Funciona?

O que é 0

A Cadeia Alimentar é formada por todos os seres vivos do planeta que compõem as nossas belíssimas fauna e flora. Grande parte da relação estabelecida entre todos eles é baseada na natureza alimentar. Esse processo consiste em uma literal transferência de energia entre todos os seres que fazem parte de diferentes ecossistemas. A Cadeia Alimentar é formada por três etapas, chamadas de níveis tróficos:

1. Produtores

Esses são os seres vivos caracterizados por pertencer à primeira etapa de toda Cadeia Alimentar. São representados por seres que possuem a capacidade de auto-sobrevivência. Isso significa que os seres dessa etapa são os únicos que conseguem produzir a matéria orgânica necessária a partir de compostos como sais minerais, água e gás carbônico.

Podemos dizer que os seres produtores são responsáveis pela inclusão da energia na Cadeia Alimentar. Energia essa que será passada de organismo a organismo durante todo o processo. Esse nível é representado por organismos capazes de realizar a fotossíntese ? como as plantas, as algas e algumas bactérias ? e também por outros tipos de bactérias que utilizam a energia da oxidação de alguns compostos para produzir a matéria orgânica necessária.

2. Consumidores

Ao contrário dos organismos heterotróficos, os seres vivos considerados consumidores são incapazes de produzir seus próprios alimentos e, por isso, levam esse nome. Essa incapacidade faz com que eles dependam das matérias orgânicas que são fabricadas pelos produtores e são subdivididos entre consumidores primários, secundários, terciários, etc.

- Consumidores Primários: representados pelo grupo de seres herbívoros que se alimentam dos produtores.

- Consumidores Secundários: representados pelo grupo de seres carnívoros que se alimentam dos consumidores primários.

- Consumidores terciários: representados também por seres carnívoros que se alimentam dos consumidores secundários. E assim por diante.

3. Decompositores

O grupo dos decompositores é formado por bactérias e fungos que vivem na água ou na terra. Através da decomposição de organismos e/ou excretos que liberam matéria orgânica é que os decompositores encontram energia suficiente para a sobrevivência. Todas as substâncias que são produzidas através do processo de decomposição permanecem no solo (ou no meio aquático) e, dessa forma, são novamente ingeridas pelos produtores. Então, o ciclo da Cadeia Alimentar é reiniciado e não tem fim.

A Cadeia Alimentar não é tão longa quanto parece: elas não podem possuir muitos níveis tróficos, visto que a quantidade de energia é dissipada ao longo de todo o processo. O que acontece é que esse ciclo ocorre milhares de vezes entre os diferentes animais que vivem em também diferentes ecossistemas. Inclusive, vale lembrar que também fazemos parte do grupo de consumidores, afinal, é assim que também conseguimos a energia necessária para a realização de todas as nossas atividades vitais.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »