Caixa – FGTS Consulta

O que é 0

A Caixa Econômica Federal oferece uma gama variada de serviços para a população, sendo, portanto, o principal agente de políticas públicas do governo federal; além de ser uma Empresa 100% pública. Ela atende não apenas clientes bancários, mas todos os trabalhadores formais do Brasil por meio do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ( FGTS), do Programa de Integração Social (PIS), do Seguro-Desemprego, de programas sociais, além de usuários das unidades lotéricas. Mas aqui iremos tratar de um dos serviços prestados, o relacionado ao FGTS, explicando como você faz para realizar a consulta do Fundo.Então vamos lá!

Primeiramente é bom entender o que vem a ser o FGTS. Criado na década de 60 o Fundo tem como objetivo proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Sendo assim, no início de cada mês, os empregadores depositam, em contas abertas na CAIXA, em nome dos seus empregados e vinculadas ao contrato de trabalho, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. É assim que funciona o FGTS.

Bom, agora vamos ao que realmente interessa. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço deve ser depositado na conta do trabalhador até o dia 7 do mês seguinte, tendo como referência o mês trabalhado, ou seja, até o dia 7 do mês subseqüente ao mês trabalhado. Quanto a consulta do FGTS, é bem simples, a consulta poderá ser efetuada conferindo o extrato do  FGTS que o trabalhador recebe em casa a cada 2 meses. No entanto, caso esse procedimento não esteja ocorrendo, basta o trabalhador ir até uma agência da Caixa e informar seu endereço de modo que os extratos do  FGTS possam ser enviados corretamente. Você ainda pode informar seu endereço pelo telefone: 0800 726 01 01.

Como Sacar o FGTS e Agências da Caixa

Agora que você já sabe o que é o FGTS e como consultá-lo vamos sanar outras dúvidas referentes ao fundo, como por exemplo, como proceder caso o empregador que deveria depositar em sua conta o FGTS não realiza o depósito. Nesse caso você deve procurar por seus direitos, sendo assim, o trabalhador deverá procurar a Delegacia Regional do Trabalho (DRT), uma vez que o responsável pela fiscalização das empresas é o Ministério do Trabalho e Emprego. Outra informação importante é como fazer para sacar o FGTS: o saque deve ser realizado nas unidades lotéricas, nos Correspondentes CAIXA AQUI, nos postos de atendimento eletrônico e nas salas de auto-atendimento.E você pode sacá-lo em qualquer data.

Para mais informações acerca do FGTS basta acessar: http://www.caixa.gov.br/Voce/fgts/index.asp ou ainda http://www1.caixa.gov.br/atendimento/telefones_da_caixa.asp .

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »