Calcular IMC – Como Fazer

O que é 0

Hoje em dia é uma realidade que as pessoas estão cada vez mais ?gordinhas?, são estatísticas que provam que nossa alimentação está caindo cada vez mais em termos de qualidade e que o dia a dia atarefado está afastando as pessoas das atividades físicas; isso tudo faz com que a população de forma geral engorde um pouco mais. Para você ter uma boa noção se os eu peso é o ideal ou não, existe um método simples e que orienta bem as pessoas, chamado IMC, é claro que não é a única forma para avaliar seu peso, mas é muito bom. O IMC é o índice de massa corporal e é uma relação entre a altura do indivíduo e seu peso.

Vamos mostrar para você como calcular o seu IMC, bem como interpretar os resultados que sua calculadora (ou sua cabeça, se for bom em matemática) vai lhe mostrar:

1º passo: Você deve medir sua altura exata.

2º passo: Você deve se pesar, de preferência logo de manhã quando já tiver ido ao banheiro, para que seu peso seja o mais próximo possível da realidade.

3º passo: Pegue uma calculadora ou um lápis e papel.

4º passo: Multiplique a sua altura por ela mesma, ou seja, sua altura x sua altura, ou sua altura ao quadrado. Vamos chamar a altura de ?A?, tudo bem? (A x A = A²)

5º passo: Você deve dividir o seu peso (vamos chamá-lo de ?P?), pelo resultado de sua altura ao quadrado.

6º passo: Conferir o resultado com as faixas de IMC que apresentaremos logo abaixo.

Como Calcular o seu IMC

Um exemplo de cálculo de IMC para uma pessoa que mede 1,70 de altura e pesa 80 kg:

- A x A = A², então: 1,70 x 1,70 = 1,70² = 2,89. Ou seja, 2,89 é o A² que usaremos para dividir o peso.

- P/A²= IMC então: 80 kg / A² = 80/2,89 = IMC = 27,68.

Agora vamos conferir isso nas faixas de peso.

- Entre 17 e 18,49 : Abaixo do peso ideal.

- Entre 18,5 e 24,99: Peso normal.

- Entre 25 e 29.99: Acima do peso.

- Entre 30 e 34,99: Obesidade I.

- Entre 35 e 39,99: Obesidade II (já considerada severa).

- Acima de 40: Obesidade II ( mórbida).

Com esses cálculos você poderá saber como anda o seu peso e se preciso, realizar dietas e mais exercícios físicos para ter uma saúde melhor.

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