Características dos animais onívoros

O que é 0

Nesse artigo iremos falar sobre os animais onívoros, esse grande e extenso grupo de animais é constituído por seres que se alimentam tanto de carne quanto de vegetais. Podemos dizer que um bom caso de animal onívoro é o próprio ser humano, nosso almoço, janta ou café da manhã sempre contém alimentos de origem animal e alimentos de origem vegetal. Tomemos um exemplo:

Um almoço muito comum no Brasil é o arroz com feijao, bife e salada. Agora, se observarmos o que encontramos em termos de nutrientes e origem de alimentos nesse prato, podemos observar claramente como se comporta um onívoro.

O arroz e o feijão são os carboidratos que vêm dos cereais, ou seja, origem vegetal; ainda encontramos a salada como alimento proveniente de vegetais. O bife, que pode ser de diversos animais, é proteína animal, portanto, precisamos tanto de carne quanto de legumes, verduras e cereais.

Alimentação dos animais onívoros

Podemos entender os animais onívoros pensando na necessidade biológica que cada animal possui, alguns animais conseguem suprir suas necessidades fisiológicas alimentando-se apenas com frutos, outros animais necessitam da gordura animal para sobreviver. Tudo depende das condições nas quais ele se encontra; essas condições implicam na: disponibilidade de alimento próximo; o número de indivíduos que competem por alimento; bem como as necessidades em termos de nutriente que o animal possui.

Um dos muitos casos de animais onívoros ocorre no Brasil, nosso mascote o Lobo-Guará é um animal que se alimenta tanto de carne quanto de vegetais e legumes; o Lobo-Guará costuma ingerir pequenos animais, bem como larvas, folhas e também mel. Podemos notar que os animais que se alimentam de carne possuem dentes caninos para rasgar a carne e poder ingerir de maneira mais fácil, por isso os seres humanos, assim como os lobos, possuem os dentes caninos pontiagudos e afiados.

Os animais onívoros tem uma alimentação bem completa; ou seja, a disponibilidade de nutrientes que encontra no seu dia a dia é muito melhor do que a de outros animais. Isso implica no fato de que animais onívoros desenvolvem uma musculatura mais forte, bem como uma disponibilidade de energia maior, posto que esses animais podem consumir gordura de origem animal. Os especialista que cuidam da dieta dos animais onívoros em bosques, por exemplo, são os zootécnicos, eles são formados para compor a dieta adequada para garantir o bem-estar dos seres em cativeiro, é um excelente ramo para se trabalhar.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »