Carta de Apresentação

O que é 0

A carta de apresentação é uma forma de apresentação diferente do currículo. Ela é menos formal e contém informações sobre a personalidade, características, pontos de vista e qual o objetivo o candidato ao cargo pretende atingir. Ou seja, com ela, as empresas esperam conhecer mais sobre o tipo de pessoa que está candidatando-se ao cargo.

Ao se redigir uma carta de apresentação, o candidato tem que se ater a pretensões como: criar, despertar o interesse do contratante para a própria pessoa, seus objetivos e qualidades; conseguir mostrar de forma clara e consciente suas intenções e perspectivas; e, por último, conseguir a tão esperada entrevista pessoal.

A carta de apresentação pode atender as seguintes possibilidades:
1- Ser redigida para uma oferta concreta, já pré-estabelecida.
2- Ser a forma de apresentação espontânea à candidatura de uma vaga.
3- Atualizar as informações do seu currículo.

Em quais situações uma carta de apresentação é necessária?

A carta de apresentação, geralmente, é usada para entrar em contato com empresas que não possuem vagas abertas no momento. Com ela, o profissional consegue abordar o responsável pela contratação de forma mais eficiente e interessante para ambas as partes. Outro motivo é ter a carta como subsídio a uma falha ou contratempo que marcou a carreira do profissional. Na carta o candidato consegue elucidar os fatos e justificar-se de maneira eficiente.

Como redigir uma carta de apresentação?

A forma com que a carta de apresentação é estruturada varia muito. Não há um consenso geral, nem regra que possa ser empregada para se construir sua estrutura. Entretanto, há que se ter coerência e bom-senso na sua elaboração e formatação.

Pode-se começar um modelo de carta colocando-se no cabeçalho, a localidade, e a data corrente. Abaixo e, logo em seguida, os dados pessoais e a referência da empresa (nome). Após isso, deve-se começar o corpo da carta, onde constará o teor de informações vitais do candidato precedido da referência dirigida ao gestor do setor de RH da empresa.

Modelo de Carta de Apresentação

Exemplo:
São Paulo, XX, XX, XXXX
Dados Pessoais
Nome:
Endereço:
Telefone:

Nome da empresa: XXXX
Endereço:

(Corpo e desenvolvimento da carta)
Exmº Senhor Gerente/gestor dos Recursos Humanos,

Primeiro parágrafo: discorra sobre o cargo oferecido pela empresa, cite o nome as atribuições e toda informação referente e relevante ao mesmo que foi disponibilizada pela empresa.

Segundo parágrafo: De forma objetiva, comente os seus conhecimentos profissionais e experiências que tenham ligação com o cargo pretendido.

Terceiro parágrafo: Evidencie o seu objetivo com a carta de apresentação (pretensão ao cargo, participar do processo seletivo, porque escolheu a empresa etc.) e, também, suas características pessoais.

Quarto parágrafo: Agradeça ao gestor, e encerre dizendo o que espera ao dirigir essa carta a ele e à empresa.

Assinatura.
Nome completo.

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