Caule – Importância, tipos e funções

O que é 0

O caule é uma das partes mais importantes do mundo vegetal e suas principais funções são conservar as flores, os frutos e as folhas e também conduzir a seiva. Além disto, o caule ainda atua no sentido de acumular reservas. Você já deve ter visto um caule. O caule é aquela parte comprida que vemos em flores, por exemplo. Sua formação é composta pelo broto terminal, pelo nó, pelo entrenó e pelos brotos laterais.

Os brotos laterais podem ser encontrados por toda a extensão do caule. A composição dos brotos laterais é a mesma do broto terminal. Quando os brotos laterais se reproduzem são gerados os ramos, as flores e as folhas. O broto terminal, por sua vez, fica localizado bem na ponta do caule. Lá ficam milhares de células sensíveis que se reproduzem super rápido fazendo com que o caule cresça. O nó é de onde surgem as folhas e também os brotos laterais. Já o entrenó é uma região específica de onde surgem dois nós.

Tipos de caule

Existem diversos tipos de caule. Os mais comuns crescem acima da superfície, entretanto, também existem caules que crescem embaixo da terra e até mesmo dentro d’água. Os caules podem ser aquáticos, aéreos ou subterrâneos. Os caules que ficam acima do solo, os que são mais comuns, são os chamados caules do tipo aéreo. Estes caules aéreos podem, por sua vez, serem ainda classificados entre caules eretos, caules rastejantes ou caules trepadores.

Os caules eretos são aqueles que crescem em posição vertical. Podem ser, por exemplo, troncos, que são ramificados e bem resistentes, ou podem ser estipes, que não possuem ramificações. Também podem ser caules eretos do tipo colmo, nos quais é possível se ver os entrenós e os nós ou caules eretos do tipo haste, bastante delicado. Os caules rastejantes vão crescendo na horizontal e rente ao solo. Já os caules aéreos trepadores vão se firmando em alguma base.

O caule subterrâneo fica por debaixo do solo. Pode ser um Caule do tipo rizoma, que desce horizontalmente pelo solo e pode ser do tipo bulbo, por exemplo, que tem um formato bastante parecido com um disco. O caule aquático é aquele tipo de caule que fica dentro d’água.

Esta foi uma breve explicação sobre caule. Espero que tenham entendido e que consigam resolver alguns exercícios sobre o assunto. Não é nada muito complicado, basta apenas um pouco de treino e atenção.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »