Cauterização no Útero

O que é 0

A cauterização do colo do útero é um procedimento necessário para o tratamento de cervicites e feridas localizadas nessa região. Essas feridas geralmente estão associadas a infecções virais como as do HPV ou Papilomavírus; pacientes que são contaminados por esse vírus apresentam espécies de verrugas nas regiões genitais.

Tratamento – Cauterização no Útero

O tratamento dessas infecções é realizado por um médico ginecologista, no caso da vulva; pelo médico urologista, no caso da infecção na região do pênis; ou por um profissional dermatologista, quando a infecção se localiza em qualquer outra área cutânea do corpo. O tratamento dessas infecções ocorre de três formas: tratamento local tópico, com a utilização do método de aplicação de substâncias químicas que agem sobre a infecção; tratamento local a laser, no qual um cirurgião especializado utiliza o laser cirúrgico para a retirada e posterior tratamento da infecção; por último, ainda se utiliza o método de cirurgia tradicional, tendo como ferramenta do cirurgião especialista o bisturi.

Esse procedimento deve ser realizado de forma rápida, pois o diagnóstico e o tratamento precoce desse tipo de infecção pode ser o grande diferencial entre um tratamento mais radical, com determinadas complicações e uma terapêutica simples e eficaz. Por essa razão o médico deve ser consultado com relativa frequência, recorrendo à ajuda profissional assim que o paciente notar algo anormal em relação ao seu organismo.

Após o diagnóstico e tratamento dessas feridas ou cervicites, o médico especialista oferece a utilização da cauterização no útero. Esse procedimento é realizado no próprio consultório médico, de forma relativamente rápida e eficiente; a cauterização do útero consiste basicamente na utilização de instrumentos que atuem de forma física ou química na região. O médico especialista pode utilizar na realização da cauterização do útero substâncias químicas de caráter ácido; outra técnica utilizada é a exposição a resfriamentos abruptos, com queimaduras por temperaturas abaixo de 60ºC; o profissional especializado ainda pode contar com o método de expor a ferida ou verruga a temperaturas elevadas; outra técnica amplamente utilizada é a aplicação de choque na região em questão.

O procedimento de cauterização do útero é relativamente simples e extremamente eficaz, o pós-operatório também ocorre de maneira normal, sem implicações severas para o paciente; o mesmo deve evitar o ato sexual durante determinado período para que o processo de cicatrização se dê de forma completa, pois a área em exposição, de qualquer maneira, deve receber certos cuidados por parte do paciente.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »