Célula procarionte – Principais características

O que é 0

Nesse artigo vamos falar sobre a célula procarionte e suas características principais, dessa forma colocaremos as principais informações para resolver todas as possíveis dúvidas. Células procariontes recebem esse nome, pois apresentam ausência de membrana nuclear; as célular procariontes possuem organelas com membranas (ex: retículo endoplasmático liso e rugoso, vacúolos, lisossomos, plastos, mitocôndrias e complexo de golgi) menos o núcleo da célula, que é denominado carioteca, que é o que envolve os cromossomos.

Nós seres humanos somos organismos eucariontes, pois apresentamos essa membrana nuclear, assim como a carioteca; as células procariontes são de estrutura e funcionamento muito simplificados, podem ter sidos os primeiros organismos vivos do mundo, pois encontramos dentre os procariontes as protobactérias e protocélulas.

Características da célula procarionte

As células procariontes apresentam parede esquelética que fica localizada na região externa à membrana plasmática, essa parede esquelética tem como principal função proteger e controlar as trocas de substância com o meio em que a mesma se encontra. Encontramos nas células procariontes o ribossomos, dispersos no plasma, que possuem a capacidade de realizar a sínteses da proteína necessária para a célula procarionte.

Os organismos procariontes apresentam células com material genético constituído por apenas um filamento de DNA circular, mergulhado no hialoplasma dessa célula; ou seja, as células procariontes apresentam uma estrutura de funcionamento muito mais simples do que as células eucariontes. Os seres vivos que apresentam células procarióticas são do grupo de unicelulares ou coloniais, conhecemos como as batérias, cianobactérias, algas azuis e cianofíceas; esses organismos de estrutura simplificada conhecidos como procariontes teriam sido os primeiros a povoar o planeta Terra.

As células procariontes não apresentam revestimento nem núcleo celular, é por isso que podemos dizer que elas são muito simples em termos de estrutura e de funcionamento; ao contrário das células dos seres humanos, as células procarióticas não têm a complexidade que o núcleo celular é capaz de fornecer. A síntese proteica ocorre através dos ribossomos que suprem toda a necessidade da célula procarionte; dessa forma, fazendo uma analogia com as células eucariontes, podemos dizer que a organização celular entre as duas é muito, mas muito distinta.

Sintetizando: as células procariontes são células que não apresentam carioteca, nem núcleo celular; portanto, são células muito mais simplificadas do que as dos seres humanos; seu revestimento esquelético é a única maneira de se proteger das trocas de substâncias com o meio em que se encontra.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »