Centro Oeste – Divisão e Curiosidades

O que é 0

Já é do nosso conhecimento que o Brasil é dividido em regiões diferentes; cada qual possui suas especificidades e hoje iremos falar da região Centro Oeste. A Região Centro Oeste tem um papel fundamental para o funcionamento de nosso país, além dela abrigar nossa capital Brasília, é dela que tiramos boa parte da produção agropecuária brasileira e seus estados tem um papel fundamental nesse sentido.

São quatro os estados ou unidades federativas que constituem nossa região Centro Oeste: o estado do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e nosso Distrito Federal, onde se situa Brasília, nossa capital. O Centro Oeste brasileiro é a segunda maior região do país, com uma área de 1.606.371,505 km², possui espaço o suficiente para suprir as necessidades agropecuárias de boa parte do nosso país, sendo que outra parcela da produção é destinada à exportação.

Apesar do tamanho do Centro Oeste, sendo a segunda maior região do Brasil, o Centro Oeste é a região menos populosa, contando com a segunda menor densidade demográfica do Brasil, ficando atrás apenas da região Norte. Isso pode ser explicado pelo tamanho dessa região, uma região com maior extensão, necessita de uma população muito maior para que haja uma densidade demográfica também maior; isso, pois os cálculos de densidade demográfica levam em conta o número total da população dividido pela área total da região.

Relevo da região Centro Oeste

A região Centro Oeste é muito conhecida pelo seu caráter de produção agropecuária; boa parte da produção brasileira de soja e bovinos, por exemplo, vêm dessa região. Em termos de relevo, podemos destacar o Planalto Central, o Planalto Meridional e a Planície do Pantanal:

- Planalto Central: é conhecido também como um escudo cristalino, formado por rochas muito resistentes. Muitas vezes podemos ver o afloramento de granitos, que forma imensos blocos de rochas que podem ser vistos em meio aos morros.

- Planalto Meridional: é o planalto que vai até a região sul, no estado do Mato Grosso e Goiás; devido à alteração física dos materiais minerais que compunham essa região, encontramos a Terra Roxa, também caracterizada como Latossolo.

- Planície do Pantanal: Pantanal é uma planície aluvial, é ali que se acumulam as águas que escorrem dos dois planaltos. É uma depressão e tem em médio 110 metros de altitudes; ali encontramos uma vasta riqueza de espécies tanto de animais quanto de plantas; o Pantanal proporciona lindas paisagens e tem um imenso potencial para exploração turística.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »