Chorume – Riscos à Saúde

O que é 0

Chorume é o nome que damos a um líquido que contém um alto índice de poluentes e se origina de matérias orgânicas em putrefação. Anteriormente Chorume era o nome dado para substâncias que provinham da gordura de animais. Hoje tem um significado mais amplo. Frequentemente encontramos áreas com Chorume em aterros sanitários e em lixões. Também podemos encontrar Chorume em cemitérios, por exemplo. Nos cemitérios este líquido é decorrente da decomposição de corpos e recebe o nome de necroChorume. O Chorume é um poluente de aparência viscosa e de cor escura. Possui um cheiro terrível proveniente de reações químicas e físicas quando em contato com outros agentes biológicos.

O Chorume causa sérios problemas ao ambiente quando age como agente poluente. Ele apresenta uma baixa biodegradabilidade e é composto por metais pesados que os organismos são incapazes de eliminar. Apesar destes metais pesados serem encontrados nos organismo, quando em alta concentrações como no Chorume, tornam-se extremamente tóxicos e geram perigosos riscos à saúde e ao meio ambiente.

Consequências do Chorume

O Chorume pode causar sérios riscos às plantas e aos animais que irão consumi-las. Quando nós ingerimos estes animais entraremos em contato também com os metais pesados do Chorume, afetando seriamente nossa saúde. A presença destes metais em alta concentração no organismo pode causar, por exemplo, vômitos, diarreia, tumores no fígado, tumores na tireoide, dermatoses, rinites, problemas pulmonares e também sérias alterações gastrointestinais e neurológicas.

Para evitar esta agressão à natureza e aos seres vivos o Chorume deve ser tratado, evitando assim que ele atinja mananciais e outros seres vivos. Além do problema do Chorume em si, outros problemas e doenças podem decorrer de sua presença, pois o Chorume costuma atrair insetos como baratas, mosquitos, moscas e alguns roedores que podem transmitir diversas doenças aos seres humanos.

Quanto menos se consome, menos lixo se produz e com isto menos Chorume é gerado. É muito importante adquirirmos o hábito da reciclagem e da reutilização para diminuir o desperdício e a quantidade de lixo gerado. Obtenha produtos que não causem tanto impacto ao meio ambiente, utilize objetos reciclados e seja contrário a uma cultura de consumo exagerada. Comece em casa reclicando seus materiais e criando uma horta com adubagem própria proveniente de restos de alimentos, por exemplo. O futuro do planeta Terra e dos seres vivos está em nossas mãos e, são muitas pessoas realizando pequenos gestos que podem transformar nosso planeta em um lugar melhor.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »