CID 10

O que é 0

O CID 10 corresponde à Classificação Internacional de Doenças, também conhecido como Classificação de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. Esse arranjo tem como objetivo a padronização e a codificação de doenças e outros problemas com relação à saúde, fornecendo códigos a cada enfermidade existente, além de sintomas, anomalias, queixas e circunstâncias externas que podem causar ferimentos ou doenças.

Baseado no compromisso assumido pelo Governo Brasileiro, foi realizado um catálogo magnético possibilitando, dessa forma, a implantação do sistema do CID 10 em todo o país para que haja compatibilidade entre todos os sistemas que lidam com a Morbidade Hospitalar e Ambulatorial.

Esse catálogo, conhecido como CID, permite que os sistemas possam ter referências padronizadas quanto às classificações das diversas enfermidades existentes e, além disso, auxilia nos diagnósticos e nas buscas de informação sobre cada doença. Alem dessas vantagens, a nova tecnologia do CID permite o download dos arquivos que contêm os códigos e as descrições do CID 10 pela internet, classifica de forma morfológica as neoplasias, fornece definições, regulamenta nomenclaturas e apresenta Manual de Instrução e Índice por ordem alfabética.

CID 10 – O Código Internacional de Doenças

Esse código internacional de doenças é extremamente necessário e deve prover uma linguagem única para a utilização e entendimento tanto de clínicos como de administradores. Além de todas as doenças já conhecidas, o catálogo também deve estar sempre receptivo a novas doenças e processos, assim como novas tecnologias e procedimentos cirúrgicos.

Antes do CID 10 (10ª Revisão da CID) não ocorriam atualizações entre uma revisão e outra. Quando esse fato foi reconhecido como um grande erro e um possível retrocesso, foram criados dois grupos: o Grupo de Referência de Mortalidade (Mortality Reference Group – MRG) e o Comitê de Referências de Atualizações (Update Reference Committee – URC). Então, o URC passou a receber referências do MRG para análise e, assim, as atualizações do CID 10 são realizadas.

Com essas excelentes alterações na forma de encarar a padronização e a melhor comunicação entre os profissionais da saúde, a atualização do CID 10 passou a ser anual e o acesso às informações amplia a cada ano. Hoje, é possível consultar no site da DATASUS, ligado ao Governo Federal, a tabela com diversas informações sobre enfermidade. Dessa forma, você estará buscando informação segura e no lugar certo.

Termos de Busca:



Deixe um Comentário »