Cisto no Ovário – Causas e Diagnóstico

O que é 0

Cisto no ovário é um problema muito comum de acontecer nas mulheres. Em alguns casos pode ser algo simples de se resolver, entretanto, em outros, pode acabar gerando até mesmo infertilidade se não for tratado corretamente. Cisto é um tipo de tumor no ovário que, conforme mencionado acima, pode ser benigno ou maligno. O cisto no ovário conhecido como funcional é muito comum e aparece normalmente durante o processo de ovulação. Outros tipos de cisto no ovário não tanto freqüentes ocorrem normalmente devido ao crescimento irregular das células do ovário. O cisto no ovário geralmente aparece quando ocorre uma multiplicação indevida das células de uma camada chamada epitélio. Existem alguns tipos de cisto no ovário e são eles os funcionais, os serosos, os teratoma, os endometrióticos e os malignos.

O cisto no ovário funcional é o mais comum e normalmente aparece em mulheres com irregularidade hormonal. Nestes casos também existe muita influência genética. O cisto funcional tende a desaparecer sozinho. Já os serosos não desaparecem sozinhos e crescem muito quando não tratados. O teratoma é um tipo de cisto no ovário formado por células embrionárias. Este tipo de cisto possui em seu interior até mesmo cabelos, unhas e dentes. O cisto no ovário de tipo endometriótico é constituído por células do endométrio e em seu interior forma-se um líquido de cor achocolatada. Já o cisto no ovário maligno é um tipo de câncer e ocorre frequentemente em mulheres com mais de 50 anos de idade. É preciso tratamento o mais rápido possível e podem causar morte.

Exames Que Diagnosticam o Cisto no Ovário

Quando o cisto já está medindo mais de 4 cm o médico especialista consegue notar em exame clínico através do toque. Apesar do reconhecimento durante o exame clínico é recomendado um outro exame chamado de ecografia intravaginal. Este exame trará a informação de qual tipo de cisto no ovário se trata. O tratamento indicado dependerá muito do tipo do cisto no ovário e de sua evolução. Anticoncepcionais são muito utilizados tanto para prevenção quanto para tratamento de cistos no ovário funcionais, pois, eles permitem que o ovário fique em repouso ajudando na regressão do cisto no ovário e impedindo a formação de outros cistos. Alguns dos sintomas do cisto no ovário são dores abdominais, alterações no ciclo menstrual e perda de peso. Caso aja a suspeita de um cisto no ovário procure um médico especialista para um exame e a indicação dos medicamentos adequados para o tratamento.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »