Cisto – Tipos e Causas

O que é 0

Cisto é um tipo de saco fechado com uma membrana biológica diferente e que exerce divisão celular em tecidos próximos. Dentro de um Cisto podem ter fluídos, ar ou material sólido. Um Cisto pode desaparecer sozinho ou necessitar de cirurgia.

Exitem diversos tipos de Cisto e podem ocorrer em várias partes do corpo humano. Alguns desses tipos de Cisto são: Cisto renal, Cisto de mama, Cisto na corda vocal, Cisto glial no cérebro, Cisto colóide, Cisto no ovário e Cisto da acne, por exemplo. O Cisto no ovário é uma formação preenchida por fluído que se desenvolve no ovário feminino. Grande parte desses Cistos não causa nenhum sintoma. Já o Cisto renal ocorre no rim e pode ser gerado por alguns fatores como aumento da pressão dentro do rim ou obstruções de graus variados, sendo portanto, os Cistos renais alguma dilatação nos rins.

Pode também vir a ocorrer um Cisto sinovial. Este tipo de Cisto aparece no punho das pessoas e se assemelha muito com uma bolinha. É uma formação benigna formada de um líquido normal do punho chamado de líquido sinovial. Pode crescer de tamanho mas não se espalha pelo corpo. O tratamento pode envolver o uso de uma tala para deixar o pulso em repouso. A punção do líquido com uma agulha também pode ser uma solução para o Cisto sinovial. Em casos mais resistentes recomenda-se cirurgia para retirada.

Cisto de Tendão e Cisto Mucoso

Existem também casos de Cisto da bainha tendiosa, também conhecido como Cisto de tendão. Os tendões que flexionam os dedos produzem um líquido para lubrificá-los, protegê-los e garantir sua nutrição. Por motivo de algum trauma no local, como por carregar sacolas muito pesadas ou por realizar musculação, pode acabar formando uma bolha no local. Esta bolha é parecida com uma bolinha dolorosa na parte de dentro das mãos e próxima a um dos dedos. Esta bolinha é um Cisto da bainha tendiosa. Normalmente este Cisto desaparece sozinho, entretanto se estiver muito doloroso pode se realizar algum tipo de tratamento como infiltração local ou retirada por cirurgia.

Outro caso comum de Cisto é o de Cisto mucoso que normalmente aparece no dorso da articulação da ponta de algum dos dedos, próximo das unhas, por exemplo, Forma-se um tipo de bico e pode gerar alterações na unha. Normalmente também desaparece sozinho, quando não, pode-se realizar algum tratamento ou retirada por cirurgia. São vários os tipos de Cisto e sempre que surgir algo de irregular em seu corpo recomenda-se consultar um médico.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »