Citosol – Composição e importância

O que é 0

Neste texto vamos explicar para vocês o que é o Citosol. Este nome estranho nos lembra algum tipo de remédio, não é mesmo? Entretanto, o Citosol é algo que já está dentro de nós. O Citosol também pode ser chamado de hialoplasma. Ele é o fluído citoplasmático onde ficam localizados os orgânulos citoplasmáticos. O Citosol é formado por proteínas, por sais minerais, por aminoácidos livres, por íons dissolvido em água e também por açucares. O Citosol está sempre em um movimento contínuo. Este movimento contínuo que o Citosol efetua é chamado de ciclose.

O Citosol pode receber ainda alguns outros nomes. Além de hialoplasma também pode ser chamado de matriz citoplasmática, de citossol e de citoplasma fundamental. Sua aparência é líquida e ele preenche o citoplasma. O citoplasma é um lugar que fica entre a membrana plasmática e o núcleo de todas as células vivas. É ele quem suporta diversas organelas e também o retículo endoplasmático.

O que ocorre no Citosol

No Citosol ocorre a grande parte de todas as reações químicas de uma célula. Ele pode ser encontrado tanto na forma de um gel, e com, portanto, uma consistência mais firme, quanto na forma mais líquida. Quando está mais para um gel, o Citosol fica localizado numa região mais periférica, ou seja, no ectoplasma. Isto ocorre devido a diminuição da repulsa micelar. Ele também adquire nestas circunstâncias uma aparência mais clara. Quando o Citosol está mais para líquido ele passa a fazer parte do endoplasma, onde podemos encontrar muitas organelas citoplasmáticas.

Através da tradução do RNA uma enorme quantidade das proteínas é sintetizada por completo no Citosol. Daí sua grande importância para o bom funcionamento do nosso organismo. Esta é uma explicação básica do que é o Citosol. Por ser difícil de visualizar bem o que estamos falando, pode ser que haja uma certa dificuldade em entender exatamente o que é o Citosol. A melhor coisa nestes casos é ir atrás de exercícios de biologia em sites diversos da internet onde você encontra problemas bem legais para solucionar. Através dos exercícios você irá conseguir memorizar melhor as funções do Citosol, onde ele exatamente está localizado, quais são seus componentes, entre outras coisas. Assim como diversas coisas na vida, aprender também requer muito treino. E paciência acima de tudo. Esta é uma área da biologia que é um pouco complicada para entender, pois, os nomes são bem estranhos e não conseguimos visualizar direito o que está sendo explicado.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »