Comidas Tipicas

O que é 0

Em todos os países do mundo existem comidas típicas tradicionais e regionais e em várias partes de cada continente, assim como também é no Brasil, a culinária pode ser considerada uma atração à parte.

Países asiáticos são costumeiramente reconhecidos como locais onde comidas muito diferentes das refeições brasileiras são apreciadas. Dentre diferentes comidas típicas, alguns tipos de peixes crus e carnes exóticas são consumidos, como é o caso do Basashi, um sashimi de carne de cavalo consumido na culinária japonesa; Algumas refeições já foram trazidas para o nosso cotidiano, como o Yakissoba e o Sushi, também da culinária japonesa e outros pratos receberam um toque “abrasileirado” como as esfihas (ou esfirras) e quibes, originários da culinária do Oriente Médio.

Na América do Norte, muitas comidas típicas principais utilizam batatas como base para seus acompanhamentos. Se você imagina que nos Estados Unidos, um prato composto por carne é servido com arroz, como seria aqui no Brasil, está enganado. No Brasil quando queremos simbolizar que algo é básico, algumas pessoas utilizam a expressão “básico como arroz e feijão”. Nos Estados Unidos, algumas pessoas utilizam a expressão “Basic like steak and chips” (Básico como bife e batata). Sendo assim, a batata e a carne são ingredientes básicos para os americanos. Ainda, podemos considerar como comidas típicas dos EUA o famoso hambúrguer, o cheesecake (bolo de queijo, que nasceu na Grécia, mas se popularizou nos Estados Unidos) e o brownie.

A Comida Típica Brasileira

No Brasil, a culinária é rica e as comidas típicas são encontradas em todas as regiões e em diferentes épocas do ano. Festas e feriados religiosos são os que mais movimentam a gastronomia no país. Festas de santos, como a de São João, são famosas pela diversidade culinária: doces feitos com amendoim, como as paçocas e pés-de-moleque; bolos e outros pratos feitos com milho, como angus e curais; bebidas como vinho quente; o Pinhão (semente da araucária) conhecido em sua maioria no sul pode ser consumido cozido ou assado.

No Natal, um feriado religioso mundial, as pessoas preferem consumir alimentos como perus e assados, panetones e frutas. Ainda no Brasil, ocorrem durante o ano diversas feiras e festas gastronômicas e de comidas típicas em determinadas regiões.

Independente de festas ou feriados, nacionais ou não, nosso país é muito visitado e apreciado pela gastronomia e comidas típicas regionais. É certo que um dos motivos pelos quais os turistas e, inclusive, os próprios brasileiros escolhem para visitar e conhecer o país, é a grande variedade de pratos deliciosos e simples. As iguarias mais apreciadas são: feijoadas, pão de queijo, brigadeiros, tapiocas, acarajés, churrasco, moquecas, pamonhas, canjicas, pastéis, pirão, barreado, feijão tropeiro, buchada de bode, peixes (como o pirarucu, pintado, bagre, dourado) e outras.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »