Conjuntos Numéricos – Quais São

O que é 0

A matemática está presente durante toda a vida dos indivíduos, sem percebermos, utilizamos diversos conhecimentos matemáticos para lidar com as necessidades diárias. Por isso, dominar essa ciência é fundamental para a vida de qualquer um que deseja viver em sociedade; nesse artigo, desenvolveremos uma das principais partes da Matemática, a Matemática dos Conjuntos. Dessa forma você poderá entender melhor como funcionam os Conjuntos e ter uma noção básica das aplicações e dos diferentes tipos de Conjuntos que podemos encontrar.

O Conjunto nada mais é do que uma reunião de elementos, ainda que pareça básica essa definição, é a partir dela que podemos desenvolver o restante dos conceitos e também compreender melhor os seus funcionamentos. Como a matemática é uma ciência que se utiliza muito dos símbolos, os Conjuntos não ficam atrás, cada um deles tem uma representação simbólica para demonstrar suas características.

Para começar a entender dos Conjuntos, podemos apresentar os dois tipos especiais de Conjunto, primeiramente. O Conjunto Universo e o Conjunto Vazio representam esses Conjuntos especiais dos quais estamos falando:
- O Conjunto Vazio não possui quaisquer elementos e sua representação gráfica pode ser tato {} quanto Ø.
- Já o Conjunto Universo, contém todos os elementos que estamos trabalhando, ou seja, ele agrega todos os elementos em um único conjunto, o universal. Sua representação gráfica é a letra maiúscula U.

Conjuntos Numéricos Existentes

Na Matemática, os cientistas desenvolveram diversos tipos de Conjuntos para melhor entender os seus significados e também as suas funções, preparamos uma lista dos principais tipos de Conjuntos numéricos para que você possa se aprofundar mais nesse assunto e virar um craque na matemática de Conjuntos:
- O Conjunto dos números Naturais.
- O Conjunto dos números Inteiros.
- O Conjunto dos números Racionais.
- O Conjunto dos números Irracionais.
- O Conjunto dos números Reais.
- O Conjunto dos números Complexos.
- O Conjunto dos números Algébricos.
- O Conjunto dos números Transcendentais.
- E, finalmente, o Conjunto dos números Imaginários.

Para que você consiga entender realmente o funcionamento e as propriedades do conjunto, nada melhor do que realizar uma boa lista de exercícios sobre cada tipo de Conjunto por nós apresentado. Devemos sempre lembrar que a matemática, como qualquer outra área do conhecimento, necessita de muito estudo e determinação para que os conceitos sejam fixados de forma adequada em sua mente; o cérebro precisa de exercícios constantes para conseguir compreender os fenômenos matemáticos.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »