Cronos – Pai de Zeus e Rei Supremo

O que é 0

A cultura e a religião grega sempre foram extremamente ricas e até hoje são objeto de estudo. Quanto à religião, os gregos eram politeístas e acreditavam que seus deuses habitavam o monte Olimpo, exceto Poseidon, deus dos mares, Hades, deus do mundo dos mortos, e Hefestos, deus do fogo. Os deuses tinham forma, desejos, paixões, virtudes e defeitos humanos. O maior dos Deuses era Zeus, filho de Cronos, deus do Tempo, com o qual lutou e derrotou se tornando o Deus do Olimpo.

Dentre os Deuses do Olimpo, alguns possuem histórias bastante interessantes, como é o caso de Cronos e de Zeus, então para que você, que gosta da história da Grécia Antiga, possa se informar ainda mais, veja só a história da vida de Cronos, pai de Zeus.

Cronos era um dos Titãs (que compunham 12, 6 homens e 6 mulheres), filho dos senhores do Universo Gaia e Urano. Este, com medo que um dos seus filhos o destrona-se prendia-os e outras vezes os colocava novamente dentro do ventre de Gaia, esta por sua vez, contrariada com a atitude do marido, instigava seus filhos para que fizessem algo contra o pai, no entanto apenas Cronos teve a coragem de seguir em diante com os planos da mãe. Então, após o adormecer de Urano, Cronos castrou seu pai; Do sangue de Urano que caiu sobre Gaia nasceram os Gigantes, as Eríneas e as Melíades. Dos testículos de Urano atirados ao mar, formou-se uma espuma de esperma, de onde brotou Afrodite, a deusa do amor.

Conquista de Cronos

Assim, Cronos destrona seu pai e se torna rei supremo dos Deuses, além de se casar om sua irmã Réia. Porém uma profecia que dizia que um dos seus filhos o destronaria o atormentava, desse modo para impedir que a profecia se realizasse, Cronos devorava todos os seus filhos, até o dia que Réia o enganou e escondeu Zeus. Este, quando cresceu conseguiu libertar, seus tios que haviam sido presos por Urano, os Ciclópes, e fez seu pai vomitar todos seus irmãos. Como Cronos era o deus do tempo, ao derrotá-lo, Zeus conseguiu fazer de todos os deuses, imortais.

É assim, nesse misto de fantasia e realidade, aproximação com os homens no modo de ser e superioridade pela imortalidade, que os deuses do Olimpo e toda a Mitologia Grega, continuam intrigantes para diversas culturas e faixas etárias.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »