Cultura Africana – Etnias e Línguas

O que é 1

O Brasil é um país de cultura mista, são diversas as contribuições de povos diferentes para nossa vasta cultura. Uma das que mais influenciam todo o país com certeza é a Cultura Africana; com a vinda de milhares e milhares de escravos trazidos da África, veio também a rica cultura desse continente tão incrível.

A Cultura Africana é muito ampla e diversificada; tanto que é difícil se falar em uma única Cultura Africana. Isso, pois são diversos povos, etnias, dialetos e línguas distintas, que impedem essa generalização cultural. Dividimos aqui em alguns itens para melhor explicar o mosaico étnico e cultural do continente africano, a fim de explicar melhor essa riqueza da Cultura Africana.

Características da Cultura Africana

- Religião: existem muitas e muitas religiões africanas; cada etnia, povo ou tribo possui suas singularidades, o que dificulta muito na generalização de uma religião única. No Brasil, temos praticantes de religiões que tem seu seio no continente africano; é o caso do Candomblé, por exemplo; este, foi trazido pelos negros escravos e não deixou de ser praticado, muito embora tenha sido proibido pelos senhores de escravos. Devemos valorizar as religiões africanas e respeitar as diferentes de cultos; não existe religião certa ou errada, o que existem são diferentes filosofias de vida e de conduta que devem ser respeitadas.

- Línguas: devido ao imenso tamanho do continente africano, encontramos uma infinidade de línguas e dialetos que dificultam e muito uma organização e divisão linguística nessa cultura. Alguns países da África falam um Português bem próximo ao brasileiro, devido à colonização; isso acontece também com colônias inglesas. A questão é que deve-se preservar os dialetos e línguas nativas a fim de se valorizar as culturas locais; os colonos acabaram por ferir gravemente as culturas quando inseriram línguas diferentes dentro de determinada colônia, interferindo diretamente na cultura local e tradicional do povo africano.

- Etnias e Culturas Distintas: podemos pensar no continente africano como um mosaico étnico e cultural, isso, pois o tamanho do continente fez com que ocorressem diversos isolamentos de povos e culturas, gerando uma riqueza cultural imensa. Isso justifica também os diversos conflitos que ocorrem no continente, um problema grave na África é a divisão política dos países que muitas vezes colocam no mesmo espaço culturas e etnias distintas que têm em sua história anos e anos de guerra entre povos e tribos. Esses choques culturais acabam aumentando ainda mais as disparidades dentro do território africano, mas esse é um assunto muito amplo e que merece a atenção do mundo todo.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »



1 Comentário »

  1. afrhum February 26, 2012 at 12:06 - Reply

    Também de grande valia este texto,exceto no que diz respeito aos termos utilizados na frase”…foi trazidos pelos negros escravos e não …”.O continente africano não “produzia escravos”,nem existia “Escravolândia”,portanto o justo seria se utilizar de “negros escravizados”.