Curiosidades sobre as Formigas

O que é 0

O mundo animal é mesmo encantador! As Formigas, então, são praticamente um espetáculo à parte. Para quem já vivia maravilhado com esses insetos tão adoráveis que são as Formigas nas telas de cinema, agora, com as curiosidades que vamos lhe contar, você vai amá-las de vez. Na vida do inseto, clássico filme sobre a vida animada de uma sociedade de Formigas, já dá para ter uma ideia, ainda que um pouco exagerada, do nível da organização social destas. É claro que na realidade as Formigas não falam (ou não devem falar), nem armar planos contra os seus violões, porém, é claro, que muitas sutilezas elas possuem e é sobre estas que nós vamos tratar.

Primeiramente, um dado muito curioso e integrante sobre as Formigas são a sua idade: as Formigas apareceram em nosso mundo há mais ou menos 100 milhões de anos atrás! É muito tempo, concorda? Antes mesmo do seu ancestral mais antigo ter existido e ter dado início ao nascimento de sua família, as Formigas já dominavam as plantas e a sua comunidade: o formigueiro. Não é a atoa que todo mundo tem um certo medinho de pisar em um destes, pois a organização ali é bem antiga, ou seja, bem organizada também.

Organização das Formigas

Falando em organização, as Formigas, para quem não sabe, são consideradas como insetos sociais. Em sua organização social há divisão de tarefas e organização em grupos, definindo uma suposta hierarquia entre seus componentes. Desta forma, caso você cair em um labirinto mágico e dar de cara com um formigueiro, saiba já de antemão que ao chegar por lá você encontrar uma variedade imensa de Formigas operárias, uma ou mais rainhas e machos.

Nesta organização, as Formigas operárias são as principais responsáveis pela manutenção e cuidados do formigueiro, sendo a limpeza e a alimentação de seus componentes, algumas das principais tarefas desta classe. Quanto às rainhas e os machos, estes ficam responsáveis pela reprodução do formigueiro, ou seja, são eles que garantirão a existência futura do mesmo, sendo que, sem eles, o formigueiro, por falta de agentes produtores, poderia vir a deixar de existir.

Como podemos observar a vida no formigueiro não é fácil pra ninguém, há trabalho cotidianamente e trabalho pesado para todo mundo! É assim que vivem as Formigas, esses insetos adoráveis. Gostou de saber um pouco mais sobre este universo? Eu também! Continue pesquisando sobre elas e até a próxima.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »