Descriminar ou Discriminar – Qual utilizar?

O que é 0

Fica sempre a dúvida: descriminar ou discriminar? É importante para todos nós saber utilizar as palavras em seus devidos contextos. Caso contrário podemos ser mal entendidos. Existem palavras que parece que foram feitas parecidas de propósito, só para nos confundirem. Veja só este exemplo: descriminar ou discriminar. A diferença é mínima, não é mesmo? Porém, não se engane. Apesar de as diferenças serem poucas na escrita no significado estas são muitas. Você quer aprender definitivamente quando utilizar uma forma ou outra? Então siga a raciocínio abaixo.

Quando estamos nos referindo a preconceitos, por exemplo, seja de raça, de cor, de sexo, de etnia, ou qualquer forma de preconceito, utilizamos descriminar ou discriminar? Aqui o correto é utilizarmos a palavra discriminar. Quando temos preconceitos estamos discriminando algo ou alguém. Quer exemplos para ficar mais fácil?

Exemplos do uso de descriminar ou discriminar

Exemplo 1) Não pode mais ocorrer discriminação sexual.

Exemplo 2) Me chamar por este nome é uma forma de discriminação racial.

Exemplo 3) Tenha respeito por minha religião, menino. Isto é discriminação.

Pois bem. Estamos indo cada vez mais em direção à certeza de quando utilizar descriminar ou discriminar. Basta você entender agora quando utilizamos a palavra descriminar. Descriminar tem uma ligação jurídica. Quer dizer livrar do crime, inocentar algo ou alguém. Observe a própria construção da palavra: ?des? mais ?criminar?. Ou seja, fazer algo não ser mais crime, por exemplo. Você quer alguns exemplos para ficar mais claro?

Exemplo 1) Alguns remédios estão sendo descriminalizados.

Exemplo 2) Hoje haverá uma marcha pela descriminalização da maconha.

Inclusive, a forma descriminar vem sendo muito utilizada hoje em dia em noticiários e em outros lugares devido a atual discussão sobre a descriminalização de algumas drogas. Por isto é importante ficar atento sobre qual forma utilizar. Quando usar descriminar ou discriminar? Agora você já sabe, não é mesmo? Por fim gostaríamos de dar uma dica final para você nunca mais esquecer qual é a forma ideal de ser utilizada. Lembre-se que discriminação tem a letra “i” e distinguir também tem a letra “i”. Quando estamos discriminando estamos distinguindo uma coisa de outra. Portanto, é só associar as duas palavras, entendeu?

Não é difícil entender a gramática portuguesa. Basta um pouquinho de treino e de atenção. Agora que você já sabe a diferença entre descriminar ou discriminar, experimente realizar alguns exercícios para fixar bem na memória. Através dos exercícios você conseguirá ver, inclusive, se realmente aprendeu o que foi ensinado acima.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »