Dia Nacional Da Poesia

O que é 0

O Dia Nacional Da Poesia é o dia em que se é comemorado um dos gêneros literários mais famosos e usados no mundo. Neste artigo iremos conhecer um pouco sobre a poesia e sobre as curiosidade que a cercam ao longo da história. Vamos fazer uma viagem ao longo da história e conhecer os pormenores de alguns autores e fatos que marcaram épocas, além do trecho de algumas da poesias que mais influenciaram a humanidade e suas épocas. Existem milhares de poetas e poetizas e, aqui, abordaremos alguns dos mais influentes e conhecidos à título de curiosidade e iniciativa para aqueles que gostariam de se aprofundar no tema. O artigo também abordará um lista de alguns desses autores, revelando ao leitor um novo mundo de personagens reais (alguns não tão reais -como no caso dos heterônimos-, mas intensos e tão bons quanto seus criadores).

Começaremos esse artigo, para o Dia Nacional Da Poesia, por uma abordagem inicial sobre o que é poesia. Poesia é uma arte literária, ou,também, um gênero literário que, através da arte, recria a realidade. Uns dizem que a arte recria ? como dito anteriormente -, outros ? como o filósofo Aristóteles -, que a poesia não passa de mimese (imitação), ou seja, a poesia é a mimese: arte que imita a realidade por meio de palavras.

De uma forma ou de outra, a poesia, além de gênero, além de arte, ou qualquer outro ?enquadramento?, é uma forma de expressão que é recriada a todo momento através de várias formas, por pessoas dos dois sexos, todas as idades, cores, tamanhos etc. Há quem diga que poesia independe de pessoa e que pode haver poesia em tudo como num desenho formado pela natureza, na forma de uma nuvem, em uma cor, em um fato ou acontecimento genérico independente de qualquer tipo de intervenção consciente.

Autores famosos e o dia nacional da poesia

Abaixo, uma lista de alguns autores famosos de várias nacionalidades para comemorar o Dia Nacional Da Poesia: Lord Byron, Augusto dos Anjos, Álvares de Azevedo, Pablo Neruda, Maiakovski, Baudelaire, Paulo Leminski, Edgard Allan Poe, Oscar Wilde, Fernando Pessoa, Arthur Rimbaud, Manoel de Barros, Adão Ventura,, Ademir Demarchi, Adolfo Maurício, Adriana Versiani, Adriano Espínola, AG Jacobsen, Alain Bisgodofu, Alexei Bueno, Álvaro Mendes, Álvaro Pacheco, Ana Elisa Ribeiro, Ana Viana, Anita Costa, Antonio, Barreto, Antonio Brasileiro, Antonio Cícero, Arnaldo Antunes, Artur Gomes, Augusto de Campos, Bruna Piantino, Bruno Cattoni, Carlito Azevedo, Carlos Alberto de Almeida Dias, Carlos Augusto Novais, Carmem Vasconcelos, Carlos Vogt, Chacal.

O Dia Nacional Da Poesia é comemorado dia 14 de março. Uma homenagem a um doa maiores poetas do Brasil, o baiano Castro Alves.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »