Dicas de conclusão de trabalho

O que é 0

Fazer trabalhos escolares e acadêmicos é uma tarefa, quase sempre, cansativa e difícil. Isso porque, em geral, lidar com as palavras em sua forma escrita faz com que seja assim. Um texto necessita de uma certa conexão lógica, sendo que para alcança-la é preciso certo esforço da mente de quem escreve. Se você está ficando de cabelo em pé logo no começo da sua dissertação, não se desespere! Respire fundo, relaxe e tente fazer um trabalho bem feito. Para tirar as dúvidas que você pode ter quando a um assunto ou outro, vamos hoje falar sobre a conclusão dos trabalhos, e, assim, quem sabe você não dá uma desencanada do medo e começa a escrever com mais tranquilidade?

Um texto é composto de algumas partes: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Na introdução de um texto deverá ser exposto, por parte de quem escreve, um breve resumo do que será tratado ao longo do desenvolvimento. É preciso, na introdução, deixar clara a hipótese de trabalho, a qual se traduz por ser “a ideia principal de seu texto” e até onde você deverá chegar e por qual meio você chegará até lá.

Desenvolvimento e  conclusão de trabalho

No desenvolvimento de seu texto, você terá o local certo para dizer tudo aquilo que você preparou em breves linhas na introdução, agora, em forma mais complexa e argumentando melhor. É no desenvolvimento que você deverá provar o que você disse na introdução, ou seja, você deverá mostrar como a sua hipótese se prova e como ela se dá em seu texto.

Por fim, chegamos à conclusão do trabalho, a nossa grande estrela da noite! Antes de ser um bicho de sete cabeças, a conclusão é a parte mais simples de um texto. Digo isso porque é na conclusão que você poderá ter um panorama geral de tudo que foi dito, saber se foi dito corretamente e se chegou até o seu objetivo. Caso você tenha dito tudo corretamente e tenha fechado o seu objetivo no desenvolvimento, você deverá retomar todo o seu processo argumentativo na conclusão do trabalho, de forma sucinta e clara, deixando mostrar ao leitor que tudo que foi feito ali foi fechado e concluído.

É na conclusão, portanto, que a retrospectiva do texto será lançada de forma breve. Você deverá deixar claro que o objetivo proposto na introdução, foi realizado no desenvolvimento. É na conclusão do trabalho que se mostra todo o percurso de argumentação do texto. Viu só? Um texto realmente possui encaixe.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »