Distribuição Eletrônica – Como Fazer

O que é 0

Um dos ramos da ciência que mais avançam atualmente com certeza é a Química; um dos principais fundamentos da química com certeza é a Distribuição Eletrônica; através dela, podemos saber quantas camadas de elétron determinado átomo possui. Além disso, você pode determinar de forma relativa a distribuição desses elétrons, tendo uma noção de espaço entre eles. Separamos algumas dicas para você entender melhor como funciona o método de Distribuição Eletrônica de determinados Átomos.

Os elétrons são pontinhos distribuídos ao redor do núcleo de determinado átomo; através de experimento empíricos e teóricos os cientistas comprovaram a existência de 7 camadas eletrônicas. Essas camadas eletrônicas seguem a seguinte ordem: K, L, M, N, O, P e Q; estas são, respectivamente: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª camadas.

Camadas da Distribuição Eletrônica

Cada camada dessas consegue agrupar um número máximo de elétrons; segue a lista dos Níveis de Energia – 1, Camadas – 2 e Número Máximo de Elétrons – 3 para você entender melhor:

- 1 – 2 – 3

1º K 2

2º L 8

3º M 18

4º N 32

5º O 32

6º P 18

7º Q 2

Subcamadas da Distribuição Eletrônica

Cada um desses níveis de energia ou camadas possuem subcamadas de energia, estas são indicadas pelas letras minúsculas: s, p, d e f. O número máximo de elétrons em cada uma dessas subcamadas é o seguinte:

- Subcamada s: 2.

- Subcamada p: 6.

- Subcamada d: 10.

- Subcamada f: 14.

Podemos dizer, portanto, que os níveis de energia vão crescendo de s para f, não é mesmo?

Exemplo: Se determinado átomo possui 8 elétrons, vamos fazer a distribuição eletrônica do mesmo:

Nº de Elétrons = 8

1º Camada suporta até 2 elétrons, não é? Ou seja, teremos o 1s na primeira camada.

2ª Camada suporta até 8 elétrons, mas restaram apenas 6. Então teremos as subcamadas s e também p, não é mesmo?

A distribuição eletrônica do átomo com 8 elétrons é a seguinte:

1º Nível – Camada: K Subnível: 1s.

2º Nível – Camada L Subníveis: 2s e 2p.

Bom, esse é um exemplo bem simplificado para que você possa entender melhor como funciona a Distribuição Eletrônica. Agora você já pode buscar em seu livro didático ou apostila por mais exercícios, para fixar de forma adequada o conteúdo; para entender química entre outras ciências, o estudo é mais do que necessário; fazendo isso, aprender ficará muito mais fácil e prazeroso, bons estudos!

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »