Doenças causadas por vermes – Sintomas e prevenção

O que é 0

As doenças causadas por vermes são também conhecidas pelo nome de verminose. Verminose, por sua vez, nada mais é do que uma infeção intestinal provocada por agentes externos, tais como os vermes. Vale dizer que as verminoses são identificadas tanto nos homens, como nos animais, sendo que, em ambos, é motivo de muita chateação, visto ser difícil identificar a doença ainda nos seus primeiros estágios, e, sendo assim, geralmente só é possível notar os sintomas tardiamente. Por fim, vale dizer que as verminoses são um assunto sério quando falamos de política pública na área da saúde, pois, realmente, as verminoses matam milhares de pessoas por ano, isso, principalmente, pela falta de saneamento básico e maus hábitos de higiene da população.

As doenças causadas por vermes podem ocorrer de diversas maneiras, mas as mais comuns são os casos em que, por exemplo, comemos uma verdura ou fruta mal lavada; ou então, tomamos água contaminada. Ainda assim, é possível também se contaminar com tais vermes através do contato físico pela pele, caso esta esteja cortada. Sendo assim, é preciso ter bastante cuidado e estar muito atento aos hábitos de higiene diários.

Doenças causadas por vermes mais comuns

As doenças causadas por vermes mais conhecidas são, por exemplo, a ascaridíase, popularmente reconhecida pelo nome de lombriga; a teníase; a tricuríase; a ancilostomíase e a esquistossomose. Em todos esses casos, os sintomas mais frequentes são, por exemplo, a falta de apetite; o vômito e a diarreia frequentes; os casos frequentes de cólicas abdominais; mudança do apetite; muita fraqueza e falta de disposição, e, também, em alguns casos é possível haver coceira anal.

O tratamento é, na maioria das vezes, feito com fármacos antiparasitários específicos para cada tipo de parasita em questão. Sendo assim, vale lembrar que não só é certo, mas que é necessário ao paciente ir até o médico e se submeter aos exames, pois não sendo diagnosticado o verme causador de sua doença, tampouco será possível se livrar desta doença.

Por fim, podemos dizer que as formas mais básicas de se livrar das doenças causadas por vermes são, por exemplo, o hábito de lavar bem as mãos antes e após as refeições e também sempre que usar o banheiro. Assim como também fazer uso de água filtrada para beber; andar sempre calçado e lavar bem os alimentos que estarão no prato de cada dia. Enfim, é seguindo regras de higiene que podemos, cada vez mais, nos livrar das verminoses.

Termos de Busca:



Deixe um Comentário »