Dor De Garganta

O que é 0

A Dor De Garganta é um dos sintomas mais comuns encontrado nas clínicas, tanto em crianças como em adultos. Geralmente, surge devido à amigdalite ou à faringite. Como o próprio nome diz, a faringite é a inflamação da faringe, enquanto a amigdalite é a inflamação das amígdalas. Como esses dois locais estão próximos, é muito comum que ocorra a inflamação de ambas, chamada de faringoadmigdalite. As amígdalas e as adenóides (amígdalas faríngeas) estão situadas em um local bastante estratégico: nas entradas dos tubos respiratório e digestivo. Dessa forma, elas protegem o organismo, combatendo vírus e/ou bactérias que entram pela boca ou pelo nariz.

Causas da dor de garganta

A Dor De Garganta pode ser causada por infecções virais ou bacterianas, mas na maioria dos casos a infecção é viral. A gripe é o exemplo mais conhecido de uma doença que tem como sintoma a Dor De Garganta viral. Já a Dor De Garganta causada pela infecção de bactérias, deve ser tratada com antibióticos. Os principais sintomas gerados por essa infecção são: vermelhidão na garganta, dor variável, aumento do volume local, úlceras na superfície das amígdalas e, eventualmente, algumas placas esbranquiçadas também podem surgir. As viroses, que acometem muitas pessoas, também podem causar Dor De Garganta, mas não apresentam secreções (pus) nas amígdalas e placas brancas.

O tratamento adequado nos casos de infecção bacteriana é através do uso de antibióticos derivados da penicilina e o tempo de duração mínimo costuma ser de 7 dias, ainda que os sintomas já tenham desaparecido. Se os sintomas forem muito fortes e incômodos, utiliza-se também algum antiinflamatório para prover alívio, mas é importante saber que eles só vão diminuir os sintomas e não tratar a infecção. Já os casos de Dor De Garganta viral costumam durar apenas cinco dias e a utilização de antibióticos não é recomendada e nem necessária. Para o alívio dos sintomas, o processo também é o mesmo: utilizar antiinflamatórios. Entretanto, para os pacientes que preferem evitar o uso de remédios, existe a possibilidade de realizar diversos gargarejos de água morna com uma pitada de sal ao longo do dia.

Existem alguns mitos de receitas caseiras que, supostamente, podem melhorar a Dor De Garganta. O mel, por exemplo: não existe nenhum estudo que comprova o benefício do mel; a própolis apresenta um efeito muito baixo de antiinflamatório; já a papaína, fique ligado: além de não apresentar melhoras, pode até piorar o quadro se for utilizada em grandes quantidades. É importante frisar que, ainda que a Dor De Garganta seja um problema bastante comum, dependendo da causa pode haver complicação. Por isso, seja contra a auto-medicação e busque sempre orientações de um médico.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »