Eletrização por atrito – Conceito e experiência científica

O que é 0

Nesse artigo vamos falar sobre a eletrização por atrito, que é um fenômeno físico que podemos observar em nosso cotidiano de forma clara. Eletrização, nada mais é do que alterar as cargas elétricas de determinado corpo, podemos observar a eletrização quando ligamos ou desligamos um aparelho de TV e notamos que quando aproximamos nossos cabelos da tela, há uma atração dos fios que ocorre devido à eletrização. Nesse artigo iremos enfatizar a eletrização por atrito, que é um importante conceito da física que é aplicado em muitos objetos e máquinas do nosso dia a dia.

Na eletrização por atrito, dois corpos distintos adquirem eletricidade e acabam trocando elétrons entre si; dessa forma, as cargas positivas costumam ir para um dos corpos e as negativas para outro corpo. Dessa maneira, conseguimos observar a lei da física que afirma que dois corpos que sofrem atrito, tendem a trocar elétrons de forma a produzirem dois pólos diferentes em casa um dos corpos.

Experiência de eletrização por atrito

Quando um corpo recebe elétrons de outro, ele é denominado eletronegativo, pois está eletrizado de forma negativa; o corpo que doa seus elétrons é denominado eletropositivo, pois apresenta eletrização positiva. Uma boa forma de se testar a eletrização por atrito é pegar uma caneta de acrílico convencional, alguns pedaços bem pequenos de papel e começar a experiência científica e lúdica:

I – Pegue a caneta de acrílico e esfregue-a em seu couro cabeludo ou em alguma roupa de lã para que os elétrons da lã se dirijam todos à caneta, fazendo com que a mesma se torne eletronegativa.

II – Pegue a caneta eletrizada negativamente e coloque-a próxima aos pedaços de papel, descubra a força que tem a eletrização por atrito de forma prática.

Com essa experiência conseguimos perceber de forma nítida como ocorre a eletrização por atrito, essa forma de eletrização é um fenômeno físico que notamos muitas vezes em nossa vida. Um bom exemplo é quando tomamos choque ou damos choque em alguma pessoa; mas por que isso ocorre?

Quando estamos caminhando, nossos pés estão em constante atrito com a superfície em que pisamos; esse atrito faz com que haja uma eletrização de nosso corpo. Quando estamos eletrizados por atrito e um outro indivíduo encosta em nossa pele, as cargas positivas e negativas se unem, fazendo com que ocorra o dolorido choque que a maioria das pessoas já teve contato, ele foi causado pela eletrização por atrito.

Termos de Busca:

Deixe um Comentário »