Eletromagnetismo – Conceito e Importância

O que é 0

A Física é uma ciência que estuda diversos fatores que acontecem no mundo, naturais e não naturais também. Uma das partes da Física que são mais interessantes é o Eletromagnetismo; através desse conceito, conseguimos utilizar diversos eletrodomésticos, vamos dar um exemplo? Ventiladores, motores de carrinho de controle remoto, motores elétricos em geral e muito mais aparelhos que você nem imagina que possam conter o famoso Eletromagnetismo. Mas o que seria o Eletromagnetismo? Como ele funciona? Nesse artigo, iremos explicar um pouco desse ramo da Física que é tão interessante e que participa ativamente de nossas vidas, vamos lá!

O Eletromagnetismo foi uma teoria desenvolvida pelo cientista James Maxwell; através dela ele pôde explicar a relação direta entre a energia elétrica e o poder do magnetismo. Para isso, James Maxwell descobriu que toda corrente elétrica produz um Campo Magnético; isso, pois o movimento das cargas elétricas possui um sentido. Quando associamos um imã a uma corrente elétrica, ativamos então uma força eletromagnética.

Esse dispositivo de corrente elétrica, associado a um imã é utilizado em muitos aparelhos como geladeiras; geradores de energia elétricos; motores; transformadores e muitos outros objetos do nosso cotidiano. A Força Eletromagnética é fundamental para nosso dia a dia; isso, pois ela é quem movimenta a maioria doa aparelhos elétricos que precisamos. Se você vai fazer um bolo, por exemplo, utilizará uma batedeira que funciona com um dínamo movido a Força Eletromagnética. Se você vai dar partida no seu carro, o motor de partida tem o mesmo funcionamento; ele é movido por uma força Eletromagnética que faz com que o motor dê a partida.

Faça um teste de Eletromagnetismo

Depois da descoberta do funcionamento da Força Eletromagnética, a vida do ser humano se tornou muito mais fácil, por razões óbvias. O próprio nome já diz, Força Eletromagnética; e como uma Força, ela pode ser aplicada em diversas ocasiões para nos poupar o trabalho braçal e manual. Você pode fazer em sua casa uma experiência bem interessante, separamos as dicas para você fazer um experimento de Campo Eletromagnético na sua própria casa:

- Pegue um fio de cobre e enrole-o muitas vezes até que se forme um círculo central, deixando as pontas do fio uma para cada lado: –o–

- Coloque esse dínamo em um apoio que ele possa girar, depois conecte cada polo de uma pilha em um lado diferente do dínamo.

- Aí é só colocar um imã próximo e você verá como o aparelho começa a rodar através da Força Eletromagnética.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »