Em cima ou encima – Qual é o certo?

O que é 0

Você não precisa mais ficar em dúvida se a grafia certa é em cima ou encima. Vamos ajudar você a solucionar este problema neste texto. As duas formas existem na língua portuguesa. Como ao pronunciar as duas palavras o som que sai é o mesmo, dúvidas podem surgir com respeito a qual forma utilizar.

A palavra em cima é uma palavra que deriva do verbo “encimar”. Quando este está corretamente conjugado na terceira pessoa do singular do indicativo ou ainda na segunda pessoa do singular do imperativo, ficamos com a forma “encima”. Este verbo encimar esta relacionado ao ato de elevar algo, de situar alguma coisa acima de outra, de coroar ou de colocar em cima. Quer algum exemplo para ficar mais claro? Vamos lá, então.

Exemplos do uso de em cima ou encima

Exemplo 1: O slogan que foi criado por esta empresa encima toda a campanha.

Exemplo 2: O menino da portaria foi encimado zelador do prédio em que moro.

Deu para entender um pouco o uso da palavra encima? Agora vamos entender quando utilizar em cima ou encima. Já explicamos quando se utiliza encima. E quando se utiliza em cima? Esta expressão está relacionada a localizar algo na parte superior, ou dizer que algo esta sobre alguma coisa, por exemplo. É um advérbio ou uma preposição e quer dizer o inverso de embaixo. Vamos a alguns exemplos para ficar mais claro?

Exemplo 1: Quando cheguei em casa ontem coloquei minha bolsa nova em cima da mesa.

Exemplo 2: Sempre coloco minha carteira em cima da cama. Desta forma não esqueço de a pegar antes de sair de casa.

Exemplo 3: Era este livro que estava em cima da estante que você estava procurando?

E agora, conseguiu perceber as diferenças entre em cima ou encima? É bastante simples, não é mesmo? Basta um pouco de atenção no contexto da frase para não fazer a escolha errada.

Apesar de em cima se escrever separado, o seu contrário, que é embaixo, se escreve junto. Sabe o por quê? Simplesmente devido a uma questão de fonética e uma questão de ortografia. As letras “m” e “b” são facilmente pronunciadas quando juntas. E sua escrita também é bem aceita na língua portuguesa. Entretanto, se fossemos escrever em cima junto teríamos que trocar a letra “m” pela letra “n”, devida a regras gramaticais da nossa língua portuguesa. Isto acabaria gerando ainda mais confusões entre as formas em cima ou encima.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »