Empresas Transnacionais – Conceito e exemplos

O que é 0

Empresas Transnacionais são as filiais daquelas cujas matrizes estão localizadas no país de origem e atuam em outros por meio da instalação dessas. A palavra transnacional substitui o termo multinacional, porque esse pode ser entendido como se a empresa fosse de vários países e não é isso que ocorre.

As primeiras Empresas Transnacionais surgiram no final do século XIX, mas somente conseguiram atuar fortemente no exterior depois do fim da Segunda Guerra Mundial. A maior parte delas tem matriz em países industrializados. Mas por que isso? Isso porque, primeiramente, elas conquistaram o mercado interno e assim angariaram recursos e estrutura suficientes para montarem filiais no exterior.

Para os países em desenvolvimento, como o Brasil, por exemplo, a instalação dessas Empresas Transnacionais foi muito bom porque gerou novos postos de trabalho e ainda ajudou a fomentar a industrialização na região. Mas a instalação das filiais não é simples. As Empresas Transnacionais usam como critérios os lugares que tenham potencial de mercado consumidor, infraestrutura para acolher essa empresa, matéria-prima abundante e/ou barata, energia e mão de obra em conta e isenção de impostos.

Empresas Transnacionais mais famosas

Os investimentos feitos pelas Empresas Transnacionais são geralmente muito altos, mas também o retorno financeiro é muito grande também. O lucro obtido então é voltado para a ampliação da empresa, para ela entrar em outros países.

A atuação dessas Empresas Transnacionais ocorre com mais facilidade por conta da globalização, porque a economia interligada oferece tecnologia para os serviços de telecomunicação e transporte, que são fundamentais para que as atividades empresariais ocorram de forma eficiente e mundialmente.

As Empresas Transnacionais mais conhecidas são a Adidas, Coca Cola, Donald’s, General Motors, Nike, Nokia, Pepsi, Puma, TIM, Toyota, Simens, Sony, Vale do Rio Doce, Vivo, Volkswagen etc.

A grande discussão que ocorre em torno das Empresas Transnacionais é que elas contratam mão-de-obra barata e não possuem a menor responsabilidade sob esses empregados. Sendo assim, seriam ilhas isoladas completamente da realidade onde estão inseridas. Contudo, a boa notícia é que essa realidade está melhorando graças às informações que são divulgadas a respeito das atividades delas. Muitas têm a preocupação com o meio social e com o meio ambiente e adotam relatórios de sustentabilidade e ainda outras ferramentas de auto-avaliação. Além disso, na sociedade da informação, qualquer erro ou atitude inconveniente são rapidamente disseminadas e podem contribuir para melhoria ou não da imagem da empresa e, consequentemente, para o seu comportamento como ente social.

Termos de Busca:

Deixe um Comentário »