Encceja 2012 – Provas – Ensino Fundamental e Ensino Médio

O que é 2

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA é uma avaliação voluntária e gratuita ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada, e que tem como finalidade medir competências, habilidades e saberes adquiridos tanto no processo escolar quanto no extra-escolar. O exame é também utilizado pelo INEP para diagnosticar a educação básica.

A avaliação de competências feita pelo Encceja2012 possibilita ao participante adquirir o certificado de conclusão do Ensino Fundamental, dependendo do resultado. No entanto para isso o participante deve ter no mínimo 15 anos completos na data de realização da prova. O interessante do Encceja é que ela dá essa oportunidade, não apenas aos participantes que residem no Brasil, mas também aqueles que residem no exterior.

Se você deseja realizar a prova, fique ligada em como ela será: A prova para o Ensino fundamental, conterá:

- Questões de Língua Portuguesa,

- Lingua estrangeira moderna ( Inglês ),

- Artes,

- Educação Física

- Redação.

- Matemática

- História e Geografia

- Ciências Naturais

Encceja 2012 -Ensino Médio

E para o Ensino Médio, no caso para residentes no exterior, conterá:

- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

- Matemática e suas Tecnologias

- Ciências Humanas e suas Tecnologias

- Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Mas você não precisa se desesperar, pois para ajudar a estudar para o exame, o INEP disponibiliza um material didático que irá te auxiliar e guiar seus estudos. O material didático é composto por um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores, oito volumes de orientações para o estudante (quatro para o ensino fundamental e quatro para o ensino médio).

A prova do Encceja 2012 contará com avaliação de competências, como: capacidade de interpretação de textos, capacidade de resolução de situações ? problema, elaboração de propostas, entres outros. Tendo isso em vista, em cada área essas competências serão avaliadas por meio de 30 questões objetivas, Isto é, de múltipla escolha e pela produção de um texto em prosa do tipo dissertativo- argumentativo, a partir de um tema que englobe demandas sociais, científicas, culturais, ou políticas.É importante atentar para o fato de que, nas provas para o Ensino Fundamental, as Línguas Portuguesa e Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação, constam como uma área, ou seja, todas serão avaliadas dentro de 30 questões.

Para conseguir a certificação você deve obter nas avaliações, no mínimo, o nível 100 (cem), em uma escala de proficiência que varia do nível 60 ao nível 180, com desvio padrão de 20 pontos. O nível 100 dessa escala significa que você desenvolveu as habilidades mínimas necessárias para obter a certificação. Então, o negócio, agora, é estudar! Para maiores informações, acesse: http://encceja.inep.gov.br/exame .

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »



2 Comentários »

  1. maristela avelino March 5, 2012 at 19:31 - Reply

    preciso fazer a inscrição ensino medio

  2. Rosiane Costa March 28, 2012 at 22:21 - Reply

    Não consigo abrir concurso nenhum, preciso fazer a escrição da educação e da saúde do ensino médio