Enjoo – Sintomas e Causas

O que é 0

Enjoo é na verdade uma forma que o corpo encontra de se defender de possíveis agentes que possam estar fazendo mal ao organismo. Assim, aquela sensação desconfortável no estômago nada mais é do que uma reação natural de um corpo que quer expulsar possíveis agentes que estejam provocando um desequilíbrio. É um sintoma muito geral, podendo apontar para diversos problemas, por isso, é muito importante conferir o quadro geral do estado da pessoa, não somente se ater a aquele detalhe da náusea.

As causas do Enjoo são inúmeras, dentre as mais comuns são gravidez, embriaguez, comida estragada, ansiedade, nervosismo, dor de cabeça e muito mais. Sentindo alguns desses sintomas com frequência, é preciso procurar um médico, pois só ele pode dar maiores esclarecimentos a respeito do que pode estar ocorrendo. Pergunte a ele sobre todas as dúvidas para tudo ficar bem claro, inclusive como deve ser a alimentação, de quanto em quanto tempo o remédio deve ser tomado e quais os efeitos colaterais dele.

Muita gente fica enjoada por questões psicológicas. Sim, existem situações que são tão terríveis para certas pessoas que o corpo acaba somatizando, isto é, as sensações ruins que estão somente na cabeça passam a fazer parte também do corpo, acabam sendo físicas também, os órgãos recebem essa carga de adrenalina e dão sinais de que algo está errado. Más lembranças, sentimentos negativos, insegurança, tudo isso também pode provocar Enjoos. Se isso ocorrer com freqüência, a indicação é procurar o mais rápido possível a ajuda de um terapeuta, pois o problema pode passar de um simples Enjoo e desencadear outras doenças mais graves.

Existem algumas diferenças entre os Enjoos. Muita gente entra em barco ou ônibus e o balançar provoca aquela náusea que não para de incomodar. Um remédio basta para dar conta do recado. Há também um Enjoo muito comum que é a regurtição ou refluxo gástrico. Isso é a volta de alimento à boca, muito freqüente em bebês nos primeiros meses de vida ou aqueles que possuem hérnia de ato.

Enjoo e Tontura

Geralmente, o Enjoo não aparece sozinho, a pessoa sente um mal estar em todo o corpo, como falta de apetite, moleza e até mesmo ficar parado em uma determinada posição para não se sentir pior. Nos casos de infecções gastro-intestinais podem sentir também dores abdominais, estomacais e diarréia.

A prevenção pode ocorrer de diversas maneiras. Por exemplo, armazenar alimentos em boas condições de higiene, livre de possíveis bactérias é uma delas. Nos casos em que as pessoas enjoam em transportes pode-se também tomar remédios como forma de prevenir.

Termos de Busca:

Leia Também:



Deixe um Comentário »