Entenda o Poder Legislativo

O que é 0

Se você se interessa por assuntos políticos, mas ainda não compreende quase nada sobre eles, que tal começar por coisas mais simples? Por exemplo, você sabe o que é o Poder Legislativo? Qual a sua função? E em que quadro ele está inserido? Se não, é melhor você por ora se ocupar de assunto, caso contrário, poderá encontrar mais dúvidas pela frente quando for discutir ou descubras outros assuntos políticos. Hoje vamos falar sobre o Poder Legislativo, que tal você ler nosso artigo até o final e aprender bastante com ele? Tenha lápis e papel em mãos para as anotações e boa sorte na leitura.

O Poder Legislativo nada mais é do que o poder que tem em um determinado país o papel de legislar, ou o que é o mesmo, fazer leis. Para se ter um exemplo concreto, podemos citar o caso, por exemplo, do Brasil, onde, o Poder Legislativo é expresso pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Mas qual é a importância de legislar, ou seja, qual a importância de se fazer leis em uma sociedade?

Importância do Poder Legislativo

Para se entender a importância das leis é preciso, anteriormente, entender um pouco sobre os fundamentos da sociedade e da ética, ou do conjunto das leis morais. É claro que se a sociedade não possuísse regras para seguir e seguir, os objetivos de todos poderiam ser contrários e muitas dores seriam sentidas por aqueles que não dessem sorte em suas aquisições ou modos de vida. Por isso, para garantir a paz em uma sociedade, é necessário a existência de leis que assegurem direitos e deveres a todos, de modo que certo individuo não fica completamente desprovido de algo visto que outro o roubou tudo. É preciso regular os crimes, é preciso criar punições e também recompensas, é óbvio.

Visto a importância do Poder Legislativo podemos agora retomar o assunto de um ponto de vista mais específico. Para quem não sabe, cada estado brasileiro possui o seu Poder Legislativo que é representado pelos deputados estaduais, assim também os municípios possuem o seu que é representado pelos vereadores. Outra tarefa importante do Poder Legislativo, além de fazer leis, é aprovar ou não os projetos de leis propostos pelo poder executivo. Como vimos, o Poder Legislativo tem uma importância central na sociedade, logo, ele se torna um assunto muito importante quando queremos discutir e entender política. Boa sorte nos seus estudos e espero que o nosso artigo tenha lhe ajudado a entender um pouquinho mais sobre o assunto.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »