Entenda o Sistema Monetário Brasileiro

O que é 0

Nesse artigo vamos falar sobre o Sistema Monetário Brasileiro, dessa forma você poderá entender de forma simples e objetiva o funcionamento desse sistema em nosso país. No Brasil, a moeda que utilizamos é o Real, ela foi apresentada no famosos Plano Real, quando o PSDB estava no governo federal e ficou desde então. Atualmente, utilizamos moedas e cédulas que têm representatividade em termos de valor, são divididas segundo seus respectivos valores.

No Sistema Monetário Brasileiro encontramos moedas de: cinco centavos, dez centavos, vinte e cinco centavos, cinquenta centavos e um real; as notas que encontramos no Sistema Monetário Brasileiro são as seguintes: cédula de dois reais, cédula de cinco reais, cédula de dez reais, cédula de vinte reais, cédula de cinquenta reais e cédula de cem reais. Cada cédula possui um desenho diferente com um animal da fauna brasileira com representatividade; na nota de dois reais encontramos a tartaruga, na nota de cinco reais encontramos o beija-flor, na nota de dez reais encontramos o papagaio, na nota de vinte encontramos o mico, na nota de cinquenta reais está representada a onça e na de cem reais encontramos a figura de peixes.

Principais instituições do Sistema Monetário Brasileiro

O Sistema Monetário Brasileiro tem como principal instituição o banco central do Brasil, bem como a Casa da Moeda, que é responsável por produzir tanto moedas quanto cédulas. Ali ocorre a produção do Real, que acontece de acordo com a demanda necessária para abastecer o mercado brasileiro de forma que não desvalorize a moeda, sem deixar de fornecer a quantidade necessária.

A secretaria da Fazenda junto ao ministério da Fazenda são responsáveis por cuidar do Sistema Monetário Brasileiro de forma geral, por isso, é ali que se realizam as diversas políticas que atingem o país como um todo. Entender o Sistema Monetário Brasileiro é fundamental, pois através dele conseguimos operar com cédulas e moedas, podendo realizar a conta dos valores e dos trocos de forma adequada.

A casa da moeda produz diariamente muitas cédulas e moedas, pois muitas vezes as mesmas acabam se desgastando devido ao uso contínuo; é justamente por isso que vem sendo implementadas algumas inovações para que se aumente o período de validade das cédulas e moedas. Isso tem sido feito através da alteração do material utilizado na produção, principalmente quando tratamos das cédulas de papel moeda; isso, pois as moedas do Sistema Monetário Brasileiro são constituídas basicamente por níquel.

Termos de Busca:

Leia Também:

Deixe um Comentário »